Secretaria Municipal de Saúde esclarece sobre plantões extras
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) participou de uma audiência pública realizada na última sexta-feira,12, na Câmara Municipal de Porto Velho em que foram esclarecidos para a comunidade e vereadores presentes o sistema de funcionamento dos plantões extras.
O secretário Mácario Barros explicou que há um déficit de profissionais da saúde, o que explica o pagamento dos plantões extras para as especialidades: enfermeiros, médicos e biomédicos. “Para atender as Unidades Básicas de Saúde nas áreas ribeirinhas faz-se necessário que seja realizado o pagamento de plantões extras, devido ao número reduzido de profissionais que a saúde municipal possui hoje,”, revelou.
Os plantões são realizados geralmente nos finais de semana, quanto as UBS rurais, e no perímetro urbano como forma de assegurar o atendimento à comunidade.
O sistema também abrange as Unidades de Pronto Atendimento (Upas 24 Horas) e o Samu “Antes o controle dos plantões era realizado pelos diretores das unidades que repassava aos departamentos a demanda existente. Mas para manter um controle mais rígido, agora a a demanda deve partir dos departamentos que coordenam a Atenção Básica e a Média e Alta Complexidade”, esclareceu o secretário.
Maior cobertura e atendimento
A expansão no atendimento à comunidade, através da inauguração das UBS Três Marias, Castanheiras, Joana D'arc, Rio Pardo e Calama, foi destacada pela Comissão da Saúde da Câmara Municipal. “Embora haja dificuldades com recursos humanos, a Semusa está buscando ampliar o atendimento para comunidade. Providências para otimizar e realizar a contratação de novos profissionais estão sendo tomadas”, afirmou Mácario Barros
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!