Dia Nacional de Mobilização dos trabalhadores fecham BR-364 em três municípios e ruas da Capital
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Na manhã desta sexta-feira (11), as Centrais Sindicais e movimentos sociais de Rondônia organizaram grandes manifestações na Capital e em mais três municípios ao longo da BR-364, com participação de trabalhadores do campo e da cidade, do serviço público e da iniciativa privada. Em Porto Velho, com a participação de aproximadamente oitocentos trabalhadores, teve o fechamento e passeata na Av. Jorge Teixeira, Av. Carlos Gomes, Av. Presidente Dutra, Av. 7 Setembro e Ato Público em frente ao Palácio do Governo, com entrega de uma pauta estadual para o Governador.
No interior as manifestações foram realizadas em Jaru, com a participação de cerca de dois mil trabalhadores, com caminhada pelo Centro da cidade e fechamento da BR-364, na ponte, durante aproximadamente quatro horas; em Pimenta Bueno, com quinhentos trabalhadores, teve passeata pelas principais ruas da cidade e fechamento da BR-364 por aproximadamente três horas; em Vilhena, com a mobilização de aproximadamente setecentos trabalhadores, houve fechamento da BR-364 por três horas e caminhada pelas principais ruas da cidade.
As principais reivindicações nacionais dos trabalhadores são: rejeição do PL 4330, que visa retirar direito dos trabalhadores, precariza as relações de trabalho, além de piorar a qualidade dos serviços prestados, permitindo que todos os cargos e funções sejam terceirizados; investimento de 10% PIB em Educação é fundamental para universalização no acesso a educação em todos os níveis, qualidade de ensino e valorização dos professores (com salários e condições dignas de trabalho); destinação de 10% do orçamento da União para melhorias e fortalecimento do SUS. Todo apoio a vinda de médicos estrangeiros para atuar nas regiões mais carentes. Hoje 70% dos médicos estão na região sul e sudeste do país.
Reivindicam, ainda, a redução da jornada para 40 horas, semanais sem diminuição de salário, que possibilita a criação de mais empregos com carteira de trabalho assinada e proporciona mais qualidade de vida aos trabalhadores; que não sejam leiloados os recursos naturais (petróleo, água, energia, minérios e florestas); Reforma Agrária; fim do fator previdenciário, que reduz o valor das aposentadorias e exige mais tempo de trabalho para se ter direito; realização de um plebiscito popular e de uma Constituinte exclusiva sobre a política, uma reforma urbana contemplando as reduções de tarifas de transporte, com ampliação, acessibilidade e qualidade do transporte público. Além da democratização dos meios de comunicação, pois apenas 11 famílias controlam praticamente 80% dos veículos de comunicação no país.
Além dessas reivindicações nacionais, as manifestações em Rondônia apresentaram uma pauta de questões do Estado, contemplando: os problemas estaduais com Reforma, como conflito agrário e regularização; efetivação imediata da transposição pelo Governo Federal; Usinas do Madeira: aumento das compensações e indenizações, devido ao aumento de turbinas e capacidade; destinação dos royalties para educação, saúde, agricultura familiar e Reforma Agrária; indenização das famílias do Joana D'arc e demais populações atingidas. Reivindicam, também, o cancelamento da decisão do governo de demitir dois mil e quinhentos vigilantes que trabalham nas escolas estaduais; reposição das perdas inflacionários para os servidores públicos; combate à corrupção em todos os níveis: municipal; estadual e federal; Governo do Estado manter a contrapartida do programa minha casa minha vida para o campo; desburocratização do crédito para a agricultura familiar; melhoria do atendimento do INSS em Rondônia e duplicação da BR-364
Entidades que organizaram e participaram das manifestações em Rondônia: CUT, CTB, Força Sindical, UGT, CSP/Conlutas, CGTB, CSB e NCST), FETAGRO, STTR's, VIA CAMPESINA, MST, MAB, SINTRACOMPV, SINTERO, STICCERO,SINDISEF, SINTAX, SINTTRAR, SINTESV, SEEB, CIMI, CPT, ASSINCRA,SINDUR,SINTTEL, SITETUPERON, UJS, UMEJUV, JUVENTUDE DA FETAGRO, SINTECT, SENGE E SINDICATOS FILIADOS.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!