Secretarias discutem investimentos portuários

Secretarias discutem investimentos portuários

Secretarias discutem investimentos portuários

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Em reunião de trabalho realizada nesta terça-feira (9) na Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (Soph), Ricardo Sá, diretor-presidente da instituição, e Emerson Castro, secretário de Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes), debateram sobre os projetos de modernização portuária, que irão dinamizar a movimentação de carga nas operações de importação e exportação.
Foram abordados o avanço das obras e serviços que tem projeto pronto ou em fase de finalização de plano, assim também como a agilização de projetos que ainda estão sendo elaborados.
A perspectiva é estruturar a parte física e operacional do atual Porto Organizado da Capital, que beneficiará a logística de transporte, e viabilizar a construção do novo terminal portuário. Ambos com recursos federais.
De olho na expansão geoeconômica do Estado, possibilitada pelos futuros investimentos no atual porto e pela construção do novo terminal portuário, a Sedes e a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri), já vêm investindo na melhoria dos índices da produção agrícola e também tem buscado atrair novas indústrias para o Estado.
"O mais difícil nós já temos: o corredor noroeste de exportação (Hidrovia do Madeira) como canal logístico de escoamento da produção. Falta agora ampliar os investimentos na infraestrutura portuária visando otimizar o processo operacional da produção até o destino final", destacou Emerson Castro.
Projetos 2014
O governador Confúcio Moura, sensível às demandas exigidas pela competitividade dos negócios, autorizou investimentos pela Soph no valor de R$ 5,3 milhões em aquisição de equipamentos, reforma dos espaços portuários e execução de novas obras e serviços.
"Mas para dar fôlego pleno ao desenvolvimento da economia do Estado, movimentada pelo agronegócio e pelas indústrias que utilizam o modal hidroviário, é preciso que o Governo Federal atente para a necessidade de crescimento e faça os investimentos necessários que implicarão em uma verdadeira 'carta de alforria' para Rondônia", salientou Ricardo Sá.
Para tanto, será necessário que a Secretaria de Portos da Presidência da República agilize a liberação de recursos para a elaboração de estudos e projetos de engenharia para a construção do novo porto da Capital e dos cinco terminais portuários.
Obras que serão construídas nas cidades rondonienses de Guajará Mirim, Costa Marques, Pimenteiras, Cabixi e Machadinho D"Oeste, conforme foi anunciado no início deste mês pela presidente Dilma Roussef.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS