Manifestantes tomam principais vias de Porto Velho e pedem mais democracia
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
No início da noite de domingo (16) um grupo de manifestantes realizou um ato público pela principais vias de Porto Velho. Intitulado “Ato de Apoio à Democracia”, o evento teve como ponto de partida uma iniciativa de solidariedade aos protestos que estão ocorrendo em São Paulo e Rio de Janeiro sob forte repressão policial.
O movimento aqui na capital foi fortalecido através de convocação via redes sociais, onde existe uma página de evento no Facebook – Ato em Apoio à Democracia #VemPraRuaPVH – que já conta com quase cinco mil participantes (até a manhã desta segunda-feira, 17).
A caminhada de protesto que teve início na praça da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM) foi ordeira e pacífica, contou com um grande número de participantes – a polícia que deu apoio na segurança das ruas, não soube precisar o número, mas muitos apontaram que cerca de 500 pessoas integraram o evento.
Além de cartazes e palavras de ordem gritadas à todo momento, os manifestantes pediam melhorias no transporte público da Capital – um dos mais precários do país (recentemente um estudante quase morreu por causa de um acidente causado pela precariedade de um ônibus coletivo) –, pedindo a quebra do monopólio local, além do sistema de saúde e da educação – atualmente uma greve agoniza por semanas, inclusive com servidores acampados em frente à Prefeitura.
O protesto subiu pela Avenida Sete de Setembro, subindo depois pela Rua Marechal Deodoro e tomando a Avenida Carlos Gomes para se concentrar em seu final na Praça Getúlio Vargas, em frente ao Palácio do Governo.
O trânsito nesse trajeto teve que ser interrompido algumas vezes – inclusive mudando temporariamente o itinerário dos ônibus de linha - e pelo menos três viaturas policiais deram suporte, acompanhando os manifestantes por essas vias.
Dentro da página de eventos criada no Facebook outra manifestação deve ocorrer na próxima quinta-feira (20), os organizadores esperam contar com mais gente nas ruas de Porto Velho. (Colaboração das fotos: Mário Fraga)
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!