Deputado reafirma posição favorável à Lei da Pesca e preservação da bacia hidrográfica de RO

Deputado reafirma posição favorável à Lei da Pesca e preservação da bacia hidrográfica de RO

Deputado reafirma posição favorável à Lei da Pesca e preservação da bacia hidrográfica de RO

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Em recente reunião com pescadores profissionais em Pimenteiras do Oeste o deputado Luizinho Goebel (PV) reafirmou seu compromisso com a preservação das principais bacias hidrográficas de Rondônia e com a aplicação da lei da pesca, aprovada pela Assembleia Legislativa de Rondônia. O deputado foi questionado por pescadores da Colônia de Pescadores Artesanais Z-3 de Pimenteiras do Oeste, que tem cerca de 30 associados, sobre sua posição sobre a política pesqueira em Rondônia e sobre a Lei da Pesca da qual foi relator. Participaram do evento o prefeito João Miranda, o presidente da Câmara Municipal, vereador Marcos Pires e outros vereadores.
“Aceito discutir e propor alternativas econômicas para as famílias dos pescadores melhorarem a sua renda, mas não abro mão da preservação da fauna e flora aquática das bacias hidrográficas de Rondônia contida na lei da pesca aprovada pela Assembleia Legislativa”, disse o parlamentar. A matéria foi discutida e votada em 2011 e resultou na proibição da pesca predatória nas bacias do Guaporé e Mamoré, visando à ampla proteção da fauna aquática da região, ao estabelecer limitações que antes não existiam, como a proibição total do uso de apetrechos e armadilhas como redes, tarrafas, e anzóis de galho, dentre outros. Na prática, a pesca está liberada apenas com linhadas e varas com molinete ou carretilha. Para o deputado é possível, dentro da retomada de uma discussão sobre o assunto, envolver o governo em programas de criação de peixe em tanques e reservatórios, aproveitar a mão de obra no setor de turismo e alternativas como já previu a Lei nº 2.508 de 06/07/2011. Quanto à proibição do uso de todo o aparato que era liberado para a captura do pescado ele entende que foi um avanço da lei.
Antes da aprovação da lei o deputado Luizinho se reuniu com todos os segmentos interessados no assunto. Dos próprios pescadores e ribeirinhos ouviu a reclamação de que o peixe havia desaparecido da bacia hidrográfica do Guaporé. A Assembleia Legislativa aprovou a lei que disciplinou a pesca no Rio Guaporé. De acordo com o ordenamento, fica limitada a quantidade de pescado para a pesca profissional desde a Foz do Rio Cabixi até a foz do Rio São Miguel do Mamoré, incluindo também os berçários indígenas Massaco e Rio Branco e área da Fazenda Pau D’óleo. Pelas regras legais estão permitidos aos pescadores profissionais apenas setenta quilos de peixe por semana, uma matriz para a pesca amadora e cinco quilos por dia para a pesca artesanal praticada por ribeirinhos para o sustento de suas famílias.
Como exemplo de mecanismos legais que funcionaram e estão dando resultados, o deputado citou o vizinho estado do Mato Grosso, que também proibiu a pesca predatória, e o peixe, inclusive alguns que estavam em risco de extinção, voltou a povoar os rios provocando um grande crescimento no turismo pesqueiro. Lá, como aqui, não havia mais peixe nem para a pesca amadora e muito menos para a pesca profissional. “Não tenho barco, não tenho pousada, nem compromisso de defender interesses deste ou daquele segmento, tenho sim compromisso com o meu Estado, com a preservação da bacia hidrográfica do Guaporé, sua fauna e sua flora. Sem a lei para protegê-los não haverá no futuro nem turismo e nem pescador”, disse o deputado, pontuando que sempre estará à disposição dos pescadores profissionais para buscar alternativas econômicas para a categoria, porém sua posição na proibição da predação das espécies pesqueiras do Guaporé é definitiva.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS