O diretor administrativo-financeiro do Grupo Saint-Gobain no Brasil, Aymeric Mautin, esteve nesta quarta-feira (12) em visita ao secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes), Adilson Júlio Pereira. Um dos 100 maiores conglomerados empresariais do planeta, o Grupo Saint-Gobain avalia a possibilidade de instalar uma fábrica em Rondônia.
A idéia é implantar uma unidade da indústria Brasilit – fabricante de telhas de fibrocimento e caixas d´água, e de outros produtos voltados para a construção civil. A Brasilit é uma das marcas pertencentes ao Saint-Gobain, que no Brasil também é proprietário das indústrias Isofer e Placo.
O projeto da Brasilit envolve um investimento de R$ 40 milhões numa unidade fabril em Porto Velho, com a expectativa de geração de 80 empregos diretos e outros 250 empregos indiretos de fornecedores parceiros. O projeto depende da aprovação do conselho de acionistas da empresa.
“Este foi um primeiro contato e os diretores ficaram bastante animados com a possibilidade de vir a instalar uma indústria em nosso Estado”, diz o secretário Adilson Júlio. “A política de estímulo à atração de investimentos industriais do Governo da Cooperação tem sido fundamental para a implantação de novas empresas em Rondônia”, explica.
Nos últimos meses, o distrito industrial de Porto Velho tem recebido uma nova empresa a cada dez dias em média. Durante a visita à Sedes, o diretor Aymeric Mautin esteve acompanhado do empresário Cesar Zoghbi, que atua no ramo imobiliário de Porto Velho.
Brasilit
Fundada em 1937, a Brasilit possui um centro de distribuição em Porto Velho e unidades fabris e de armazenamento em nove estados brasileiros, gerando mais de mil empregos diretos. Já o Grupo Saint-Gobain tem 75 anos de atividade no Brasil, com destaque para o ramo de produtos para a construção civil. O grupo empresarial atua em 64 países, com cerca de 200 mil funcionários e faturamento de 43 bilhões de euros em 2012.