Fica assegurado aos professores de todos os níveis de ensino público e privado, em atividade ou aposentados, o pagamento de apenas mede do valor cobrado para ingresso em estabelecimentos ou casas de diversão, além de estádios e praças desportivas, que promovam lazer, entretenimento, esporte e cultura no Estado de Rondônia. A proposta é de autoria do deputado José Eurípedes Lebrão (PTN) constante de Projeto de Lei em tramitação na Casa, para beneficiar a todos os professores de Rondônia.
De acordo com a justificativa do parlamentar, o papel do professor na formação da sociedade é incontestável, embora, na maioria das vezes não seja reconhecido nesse papel preponderante para a formação da juventude.
Dessa forma, segundo José Lebrão, o papel dos professores como consumidores de cultura contemporânea é incontestável também. Como consumidor desses bens simbólicos o professor se desdobra em duas direções, o seu aprendizado e deleite pessoal com as opções de lazer que poderá usufruir e, por outro, levar aos seus alunos as novidades salutares que se apresentam como opção de lazer, atuando assim como divulgadores culturais.
“Não queremos desvalorizar o trabalho do artista lhes tirando bilheteria. Pelo contrário, esse será um artifício para agregar novos freqüentadores, hoje distantes desse tipo de produção devido às condições financeiras – assegurou o parlamentar”.
A comprovação da condição de professor será feita mediante apresentação do contra-cheque, carteira funcional ou mesmo documento emitido pela Secretaria de Educação, voltado para esse fim.