O senador Valdir Raupp e a deputada federal Marinha Raupp (ambos do PMDB/RO) anunciaram a publicação, no Diário Oficial da União, do aviso de licitação para contratação de empresa para elaboração do projeto básico de engenharia do trecho Porto Velho (RO) – Vilhena (RO) da EF-354 - Ferrovia Transcontinental, trecho com extensão de 700 km. As propostas devem ser entregues no dia 12 de julho, às 10h, no auditório da VALEC.
A deputada Marinha Raupp lembrou do trabalho realizado para garantir a inclusão do estado de Rondônia no Programa de Investimento em Logística – Rodovias e Ferrovias lançado pela presidente da República, Dilma Rousseff. No projeto original, o governo federal contemplava Rondônia apenas no trecho Lucas do Rio Verde (MT) até Vilhena (RO).
Após o trabalho desenvolvido em Brasília, a deputada e o senador Raupp conseguiram incluir o trecho Vilhena/Porto Velho, no Plano Ferroviário Nacional. Marinha Raupp lembrou ainda que a luta pela inclusão de Rondônia no Plano Ferroviário Nacional vem desde a votação da Medida Provisória 427/08, no Congresso Nacional.
No Senado, o projeto das ferrovias teve o senador Valdir Raupp como relator-revisor e manteve, através de seu relatório, o trecho de Vilhena a Porto Velho no sistema ferroviário e contemplando outras localidades brasileiras como os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Tocantins, Goiás e estados do norte e nordeste.
“Essa ferrovia irá revolucionar a logística no Estado de Rondônia e no Norte do país, permitindo o escoamento da soja diretamente para o Oceano Pacífico. Trabalhamos muito para incluir essa obra no PAC e agora vamos acompanhar o processo e garantir o o seu início. A licitação do projeto é o primeiro passo para concretizarmos esse sonho”, frisou Marinha Raupp.