Menina recebe traqueia formada por células-tronco

Menina recebe traqueia formada por células-tronco

Menina recebe traqueia formada por células-tronco

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Uma equipe internacional de cirurgiões implantou uma traqueia formada a partir de células-tronco em uma menina sul-coreana de dois anos, algo inédito no mundo envolvendo crianças, revelou nesta quarta-feira Paolo Macchiarini, professor de cirurgia regenerativa do Instituto Karolinska de Estocolmo.
A menina nasceu sem a traqueia e os médicos decidiram "fabricar" o órgão utilizando células-tronco retiradas de sua médula óssea e cultivadas em laboratório.
As células se multiplicaram rapidamente, formando uma nova traqueia em menos de uma semana.
A pequena Hannah nasceu em 2010 na Coreia do Sul, de pai canadense e mãe sul-coreana, e desde então permaneceu em um hospital de Seul por não poder respirar, comer e beber sem o auxílio de aparelhos.
Hannah foi operada no dia 9 de abril passado, no hospital de crianças de Peoria, Illinois, e o sucesso da cirurgia, divulgado nesta quarta.
A operação para transplantar a traqueia, de 7,62 centímetros, durou quase nove horas.
Os primeiros sinais revelam que a traqueia funciona normalmente, destacam os médicos, que acreditam que a menina poderá finalmente ir para a casa e levar uma vida normal.
"O mais surpreendente deste milagre (...) é que este transplante não apenas salvou sua vida, mas lhe permitirá finalmente comer, beber e inclusive falar, como qualquer criança", disse Macchiarini, chefe da equipe de cirurgia.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS