MP fiscaliza Unidades de Saúde em Porto Velho

MP fiscaliza Unidades de Saúde em Porto Velho

MP fiscaliza Unidades de Saúde em Porto Velho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Unidades de saúde serão fiscalizadas na capital.
O Ministério Público de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça da Saúde, vem efetivando fiscalizações em diversas unidades de Saúde, na Zona Sul e da Zona Leste, a exemplo da Policlínica Ana Adelaide e Unidade de Saúde Manoel Amorim de Matos. As visitas foram feitas pela Promotora de Justiça da Saúde, Marlúcia Chianca de Morais, nos últimos finais de semanas com o objetivo de apurar possíveis irregularidades e averiguar algumas denúncias encaminhadas pela população ao Ministério Público.
De acordo com a Promotora de Justiça da Saúde, são várias as reclamações a exemplo da falta de médicos, de medicamentos, da longa fila de espera dos pacientes, fatos que devem ser apurados, e principalmente resolvidos. Tal preocupação do Ministério Público advém do fato de que a Constituição prevê a Saúde como direito fundamental e faz menção expressa ao Sistema Único de Saúde (SUS).
A Promotora de Justiça acrescenta, no entanto, que é notório que a simples inserção na Constituição do direito à saúde não materializa um estado de completo bem-estar, sendo imprescindível utilizar e concretizar políticas econômicas e sociais que assegurem o acesso universal e igualitário da população às ações e todos os serviços relacionados à saúde.
“Portanto, quando negado o acesso do usuário ao direito fundamental à saúde, seja pela falta do atendimento médico, pela não dispensação do medicamento ou outra irregularidade, cabe à organizações de defesa da sociedade atuarem no sentido de efetivá-lo, sendo o Ministério Público essencial no sentido de atuar como fiscal da lei e de exigir que as omissões sejam sanadas”, salienta a Promotora Marlúcia Chianca.“E é este o papel do Ministério Público, a defesa da cidadania, principalmente, daqueles que nem sabem que são detentores de direitos. Desse modo, o Ministério Público, ao atuar efetivamente para que a cidadania seja efetivada, através das fiscalizações que a Promotoria da Saúde vem realizando, protege aqueles aos quais o capital não possibilita as chances mínimas de sobrevivência”, acentua.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS