Como estágio para aprimoramento docente, 26 professores da primeira turma do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat) embarcaram no dia 14 para a França, onde passarão um mês fazendo estágio no Centre International d'Études Pédagogiques (Ciep), em Paris.
O período de estudos é parte do Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Matemática na França (PDPM), desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O Profmat é um curso semipresencial realizado por uma rede de instituições de ensino superior, por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB), e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática.
O programa atende professores de matemática em exercício no ensino básico, especialmente na escola pública, para aprimorar a formação do docente. O mestrado tem impacto na carreira dos professores, como avalia Aucenei da Fonseca, de Porto Velho, Rondônia. “Minha participação no Profmat foi proveitosa em todos os sentidos, em conhecimento, financeiro e realização profissional”, disse o professor. “Vale salientar que jamais sairia de minha cidade para fazer um mestrado, mas o programa, nos moldes em que foi feito, propiciou a realização deste sonho. A ideia agora é continuar o aperfeiçoamento buscando um doutorado”, concluiu.
De norte a sul, o mestrado profissional tem aberto novos horizontes para os professores.