O trabalhador A.L.Z., que prefere não ser identificado, teve o seu caminhão incendiado neste sábado na linha 01, zona rural do distrito de União Bandeirantes, município de Porto Velho. A vítima disse que estava transportando uma tora de madeira no caminhão da marca Mercedes Benz, quando o mesmo apresentou defeito. Ele teria deixado o caminhão estacionado e saído para buscar uma peça para consertá-lo. Ao retornar percebeu a presença de um helicóptero do Ibama e caminhonetes com policiais ambientais.
Com medo de ser preso pelo transporte da madeira, A.L.Z. deixou novamente o local e só voltou após certificar que os veículos de fiscalização haviam deixado o local e constatou que o seu veículo havia sido queimado. A vítima prestou queixa na DP de Nova Mutum e acusou os fiscais do Ibama e os policiais de serem os responsáveis pela destruição do caminhão.
Moradores da região disseram que alguns meses atrás um trator também foi destruído nas mesmas circunstâncias. Um sitiante registrou ocorrência relatando que teve duas vacas abatidas sem o seu consentimento, por homens do exército e do Ibama que as consumiram em um churrasco, deixando apenas as carcaças dos animais e cápsulas de fuzil. "Não se pode combater um crime cometendo outro" disse um morador.