Mais de R$ 6,4 bilhões é o valor disponível para aplicação de recursos em toda a Amazônia Legal no exercício de 2013. Este investimento visa promover o desenvolvimento integrado e sustentável da Região Amazônica e, ao mesmo tempo, reduzir as desigualdades intra e interregionais. Todos os nove estados da Região Amazônica serão beneficiados.
O Diretor Comercial e de Distribuição, José Roberto de Lima, explica que somente para o Estado de Rondônia será disponibilizado o total de R$ 878 milhões para concessões de crédito de fomento. “Este recurso será destinado a atender principalmente aos setores de pecuária leiteira, piscicultura, fruticultura e sistemas agroflorestais”, afirma.
Com os financiamentos a serem concedidos pelo Banco da Amazônia em 2013, projetam-se significativos resultados socioeconômicos em benefício da população local. Entre esses resultados destacam-se: o aumento da oportunidade de emprego, melhoria do abastecimento interno dos produtos básicos, maximização da renda dos consumidores, além da elevação da renda dos empreendedores/ produtores e melhoria da sua qualidade de vida, de seus familiares e empregados.
O recurso disponível para os estados é proveniente das fontes de fomento: Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO), Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA), Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), Fundo da Marinha Mercante (FMM), Recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Recursos do Orçamento Geral da União (OGU), recursos próprios da Instituição e da carteira de crédito comercial do Banco da Amazônia.