Na manhã desta quinta-feira (21) mais de 400 famílias foram retiradas de uma área particular conhecida como “Assentamento do Jardim Santana III”, localizado no bairro de mesmo nome, na zona Leste de Porto Velho.
Polícia Militar, COE (Comando de Operações Especiais), SAMU (Serviço de Atendimento de Urgência e Emergência) e Corpo de Bombeiros estiveram no local acompanhando o Oficial de Justiça e o proprietário da área, que fizeram a reintegração de posse da área, cujo processo fora julgado em 3ª Instância.
Mais de oitenta policiais militares estiveram acompanhando a retirada das famílias e mantendo a ordem durante o processo de reintegração. Cerca de 340 casas foram demolidas, alguns barracos e outras de alvenaria.
Alguns moradores em contato com a reportagem do Rondoniaovivo disseram que não tinham lugar para ir ou ficar. Muitas crianças e idosos caminhavam entre os escombros, enquanto três tratores derrubavam os casebres.
Muitas das pessoas que perderam quase tudo na reintegração disseram que esperavam um apoio da prefeitura para alojar boa parte das famílias. Alguns sem teto informaram que na semana passada a Secretaria Municipal de Regularização Fundiária e Habitação (SEMUR) teria feito levantamento e cadastrou as pessoas que moravam na área que estava sob litígio.