PAINEL Raupp enfraquece e pode perder a presidência nacional do PMDB – Por Alan Alex
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
PAINEL POLÍTICO – Raupp enfraquece e pode perder a presidência nacional do PMDB – Por Alan Alex
Enfraquecendo
Correu na semana passada a informação que o senador Valdir Raupp estaria sofrendo um desgaste imenso dentro do PMDB pela sua, digamos, inabilidade em resolver algumas questões de ordem interna da legenda. As mesmas fontes informaram que no próximo dia 2, quando acontece a convenção nacional do partido, será feita uma alteração no estatuto, mais precisamente no Artigo 19, que proíbe filiados, que ocupam cargos no Poder Executivo, de dirigir a legenda. Com essa alteração, Michel Temer, vice-presidente da República poderá acumular os cargos, retomando o comando do partido.
Negativa
Assessores próximos a Raupp negam essa possibilidade, mas ela não está descartada. A alteração do estatuto consta na pauta do dia 2, assim como a eleição dos membros titulares e suplentes do Diretório Nacional e Comissão Nacional de Ética e Disciplina e novo Conselho Fiscal.
Crise
Apesar de estar ocupando cada vez mais espaço no governo, o PMDB de Rondônia não acompanha esse momento. A legenda está estagnada, velhas raposas continuam no comando do partido e isso, aliado a ainda fraca atuação de Confúcio Moura, vem refletindo em um grande desgaste para Raupp. Sem contar os papagaios que ele tem no STF, que ajudam a enfraquecer ainda mais sua situação. O que se pode esperar pelos próximos meses é muita turbulência no PMDB local.
Sangue novo
A bem da verdade o PMDB precisava dar uma oxigenada, principalmente em sua executiva regional. Do jeito que está, nas próximas eleições o partido vai entrar em um processo de autofagia e cair em desgraça igual a seu co-irmão, o PT. Só falta um “mensalão peemedebista” para a coisa descambar de vez.
Epidemia
A população de Porto Velho está sofrendo com uma epidemia de dengue que os médicos chamam de “virose”. Ocorre que a cidade está tomada por criadouros de mosquito e o poder público, leia-se prefeitura e governo, fica insistindo para que a população cuide da água em seus vasos de plantas. É evidente que a maioria das donas de casa vem cuidando com atenção desses pequenos focos, mas nada adianta se a prefeitura permite verdadeiros criames a céu aberto. Um deles, por ironia, fica bem atrás do Centro de Medicina Tropical de Rondônia – CEMETRON.
Vejamos
O terreno em questão pertencia ao empresário Mário Calixto, que vendeu para o grupo Eucatur. Ele era do nível da rua, mas quando foi feito o asfalto ficou mais baixo. Como não foi feito o escoamento, o lugar virou um charco. Se bobear até jacaré sai lá de dentro. É claro que um imóvel nessa situação vai servir de berçário para pragas urbanas. Mas não é apenas ali. Na BR 364, nas imediações do Atacadão, duas lagoas se formaram entre a rodovia e a marginal. Centenas de outros focos estão espalhados pela cidade e a prefeitura poderia começar a multar pesadamente os proprietários desses imóveis abandonados.
Porém
Na semana passada a empresa Ornelas, que presta serviço terceirizado para as usinas e é responsável pelo combate a endemias como compensação social, demitiu cerca de 70 agentes de combate, o que equivale a mais ou menos 50% do efetivo da empresa. A prefeitura também tem em seus quadros, atualmente, agentes de saúde em serviços administrativos, quando deveriam estar nas ruas. Sem contar que os agentes administrativos aprovados em concurso até hoje não foram chamados.
Em Guajará-Mirim
A secretaria regional Suzana Cury, que representa o governo do Estado naquele município, também não consegue tirar certidão negativa no Tribunal de Contas, portanto não está conseguindo fazer o recadastramento exigido pela SEAD. A secretária regional é complicada e a coluna já falou sobre outras peripécias de Suzana Cury.
Rave
No último fim de semana a notícia do desaparecimento de uma jovem mobilizou polícia, redes sociais e sites de notícias. Para alívio da família e revolta dos internautas, a moça foi localizada, estava em uma “festa na chácara” e esqueceu de avisar os familiares. Como resultado, virou “meme” na internet e vem sendo alvo de montagens e brincadeiras. É claro que o assunto é sério, principalmente porque a cidade ainda vive com o trauma do brutal assassinato de Naiara Carine, crime ainda não solucionado pelas autoridades, cujo desaparecimento se deu mais ou menos nas mesmas condições.
Sintéticos
Falando em “festa na chácara” esses tipos de eventos estão com os dias contados. O consumo de bebidas por menores e de drogas ilícitas se tornaram um problema grave e muitos pais não tem a menor ideia do que anda acontecendo com seus filhos nesses lugares. O consumo de drogas sintéticas, como LSD e metanfetaminas, associadas ao consumo de álcool e energéticos. O resultado disso é uma bomba que deixa a turma sem dormir por dois ou três dias seguidos.
Relâmpago
E os convites para os eventos são divulgados cerca de uma hora antes, através de e-mails ou mensagens de texto, em grupos fechados. Só entram os convidados e as mulheres, principalmente as mais jovens, são os alvos mais procurados. É lógico que essa operação toda envolve apenas jovens filhos de classes média e alta, com acesso muitas vezes a informações privilegiadas. Mas a casa vai cair, é questão de tempo.
Agenda
Fred Perilo é o novo responsável pela agenda do governador Confúcio Moura. Ele vem priorizando eventos políticos e que tenham mais visibilidade. Como tudo nesse governo é demorado, apesar dos esforços de Perilo pode ser que eles não tenham tempo de reverter a complicada imagem que a população já fez do governador. Porém, nos resta torcer para que o governo encontre um rumo, afinal, os maiores prejudicados com um governo ruim somos nós, a população.
Troca
E vem mudança por ai no primeiro escalão. Aquele que já foi pode voltar a ser.
Calou
O PT silenciou sobre Roberto Sobrinho. Nem uma nota sequer foi divulgada desde a reunião da executiva que “ouviu” o ex-prefeito de Porto Velho. Mas já dá atá para prever. Eles vão dizer que estavam “ocupados com os festejos dos dez anos do partido no poder”.
Na verdade
Eles preferiram partir para a lavagem de roupa suja apenas internamente. Já começam a se acertar e a traçar estratégias para 2014. E não se engane, caro leitor/eleitor, se bobear Roberto vem candidato pela legenda.
De cada dez, oito estão irregulares
Levantamento feito pela CNM (Confederação Nacional de Municípios) aponta que oito em cada dez municípios brasileiros estão com pendências de regularidade e foram inscritos no CAUC (Cadastro Único de Convênios), da STN (Secretaria do Tesouro Nacional). Por conta desses problemas, 4.458 municípios --80,1% do total-- estão impedidos de celebrar convênios com a União. O CAUC é um serviço auxiliar de informações para transferências voluntárias do governo federal e funciona como uma espécie de cadastro para "proteção ao crédito" entre entes públicos. Na lista de itens exigidos pela União para assinatura de convênios, está a verificação da regularidade o cadastro. A pesquisa foi feita pela CNM com base nos dados da STN último dia 20, e não cita o nome dos municípios com problemas. Porém, o estudo afirma que "o resultado surpreendeu" pelo grande número de cidades com irregularidades.
Fale conosco
Contatos com a coluna podem ser feitos pelos telefones (69) 3225-9979 / 9209-0887, ou ainda pelo e-mail alan.alex@gmail.com. No Facebook/painel.politico, no Twitter/painelpolitico ou ainda no www.painelpolitico.com. Caso queira entregar denúncias ou documentos, favor encaminhar para Avenida Abunã, 1345, Olaria, Porto Velho – RO aos cuidados de Alan Alex.
Parar de fumar reduz em 40% riscos de infarto e derrame
Deixar de fumar, mesmo por volta dos 50 anos, tendo fumado a maior parte da vida traz inúmeros benefícios à saúde, como a redução de 40% nos riscos de infarto e derrame. Em cinco anos sem cigarro, os riscos são os mesmos de um não-fumante. A conclusão é de uma pesquisa alemã feita durante dez anos, com nove mil pessoas, entre 50 e 74 anos. O professor Hermann Brenner e sua equipe, do Centro Alemão de Pesquisas de Câncer, mostraram que os fumantes tinham o dobro de riscos de desenvolver infarto, mas ex-fumantes tinham os mesmos riscos dos não-fumantes. O estudo reforça a bos notícia de que nunca é tarde para parar de fumar. Um estudo canadense publicado este ano também mostra que pessoas que deixam de fumar por volta dos 44 anos vivem tanto quanto aquelas que nunca fumaram. Os pesquisadores descobriram que pessoas que abandonam o cigarro entre 35 e 44 anos ganham cerca de nove anos e as que deixam de fumar entre 45 e 54 anos e entre 55 e 64 anos ganham seis e quatro anos, respectivamente.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!