Sebrae apresenta estudo de mercado do tambaqui a secretário

Parceiros realizam oficina para encontrar novas alternativas de compradores do produto

Sebrae apresenta estudo de mercado do tambaqui a secretário

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Com a proposta de se estabelecer um plano de ação de acesso a novos mercados para a produção rondoniense de tambaqui em cativeiro, acontece segunda-feira (25), em Porto Velho (RO), uma oficina de desenvolvimento do setor. Com 31 mil toneladas ao ano, Rondônia é o maior produtor da espécie na Amazônia e busca alternativas de comercialização ao cenário atual.
São responsáveis pela realização da oficina o governo de Rondônia, através das secretarias de Desenvolvimento, Agricultura e Planejamento e da Emater; Embrapa, Ministério da Pesca, Federação da Agricultura e Sebrae/RO.
Na visão do responsável pela Unidade de Acesso a Mercado e Inovação Tecnológica do Sebrae/RO, Wanderley Marques, a oficina desta segunda-feira é uma iniciativa possibilitada pelo estudo de mercado realizado pela instituição nos últimos três anos sobre o setor de piscicultura. "Como há saturação de mercado, o estudo subsidia prospectarmos novas praças de consumo".
O estudo de mercado da piscicultura foi apresentado recentemente pela diretoria do Sebrae ao secretário de Desenvolvimento e Econômico Social de RO, Emerson Castro, acompanhado de Ilce Santos Oliveira, especialista em piscicultura da Sedes, e do representante do Ministério da Pesca no estado, Jenner Menezes.
Durante a explicação da pesquisa, pelo consultor da empresa Foccu’s, Maurício Chiecco Filho, o secretário Castro conheceu o que se está fazendo em termos de estratégia para a construção de mercado para o tambaqui rondoniense, que tem como maiores mercados e canais comerciais as cidades de Manaus e Manacapuru (consumidores e beneficiadores), no Amazonas; Cuiabá (beneficiadores) e São Paulo (beneficiadores, distribuidores e consumidores).
Em 2011, um ano após a realização do estudo do potencial de mercado do tambaqui de Rondônia em outros Estados,foi feito um diagnóstico interno da cadeia produtiva. Nele, identificou-se o perfil dos produtores rondonienses, através e análise direta em 100 piscicultores, produtores de ração, gelo, beneficiadores etc. e, por último, em 2012, a escolha dos mercados consumidores.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS