Criação de nova secretaria provoca polêmica em Cacoal

Criação de nova secretaria provoca polêmica em Cacoal

Criação de nova secretaria provoca polêmica em Cacoal

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A notícia da sugestão da criação da Secretaria de Comunicação na prefeitura de Cacoal trouxe argumentações de diversos níveis. O processo ainda não chegou à Câmara Municipal para a apreciação dos vereadores, mas já tem algumas opiniões sobre ele.
A responsável pela assessoria de imprensa da prefeitura de Cacoal, Débora Soraia, afirma que este projeto existe a mais tempo que sua estadia no cargo. De acordo com ela este projeto foi criado em 2009. “Naquele tempo já se pensava em fazer da assessoria uma secretaria para que os profissionais tenham mais valorização e que o setor tenha recursos para melhor atender os interesses da prefeitura e das secretarias”, disse Débora.
A idéia principal, de acordo com a assessora, é diminuir custos. Com a nova secretaria se economizaria os 20% hoje destinados para as agências.
“60% do orçamento que trabalhamos vão para os editais vinculados nos periódicos, aqueles comunicados de licitações por exemplo. Pagamos o diário oficial do município, do estado e da União com este percentual também. Do restante do valor orçado para o ano, 20% ficam com as agências que somente administram o dinheiro destinado para o setor da imprensa. Então me sobram 20% para trabalhar com as secretarias, como, por exemplo, divulgar as campanhas da saúde, as inserções nas Tv’s, rádios, enfim. Como assessoria a lei não permite que possamos trabalhar com o dinheiro, necessitando assim das agências. Instalando a Secretaria de Comunicação, poderemos reduzir os custos com as agências, garantir mais recurso para investir na divulgação dos trabalhos das secretarias, ter melhores equipamentos e ainda fazer a produção de nosso material de rádio, TV, impressos entre outros”, salientou Débora Soraia.
Alguns vereadores explanaram suas visões sobre o fato. Um deles foi o vereador Paty Paulista (PTB). “Acho que o momento não é este de se criar secretarias no município de Cacoal. Até por que este projeto ainda não chegou chegou na Câmara, mas ao chegar iremos analisar. Mas acredito que o momento não é este em se criar nova secretaria, mais cargos. Temos outras prioridade hoje em Cacoal. Nossa prioridade hoje é a saúde em Cacoal. É recapear as estradas que estão cheias de buracos por exemplo. Mas criar nova secretaria em Cacoal? Esta não é a prioridade.”, afirmou Paty Paulista.
O vereador Valdomiro Corá (PV) foi mais enfático em suas palavras. De acordo com ele a criação desta secretaria tem outros propósitos. “A função desta secretaria será de criar mais cargos para o município e é para favorecer a Débora Soraia e torná-la secretária e ganhar como tal. Hoje não temos urgência nisso. Temos que focar é na saúde, nas estradas, nos benefícios diretos para a nossa população”, falou Corá.
O projeto ainda não entrou na pauta dos vereadores, mas se aguarda os resultados das observâncias dos legisladores sobre o objeto da discussão.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS