Lousas digitais são realidade nas escolas estaduais de Rondônia

Lousas digitais são realidade nas escolas estaduais de Rondônia

Lousas digitais são realidade nas escolas estaduais de Rondônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A tecnologia como ferramenta de ensino e aprendizagem está começando a fazer parte da realidade dos estudantes de Rondônia. O Governo da Cooperação, através da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), está equipando as escolas da rede pública com lousas interativas com tela touch screen (tela de toque).
A Escola Petrônio Barcelos, na Capital, faz parte do projeto piloto e já possui o equipamento. Segundo a secretária da Seduc, Isabel Luz, o governo do Estado se prepara para, em convênio com o Ministério da Educação (MEC), adquirir novas lousas interativas. “A lousa é mais uma aliada ao ensino e aprendizagem. A aula vai se tornar mais interessante. Uma grande dificuldade na Matemática, por exemplo, é você conseguir demonstrar ao aluno uma figura geométrica em 3D. Mesmo que o professor desenhe bem, o aluno nem sempre consegue visualizar. Com essa tecnologia, fica fácil”, conta a secretária.
A diretora da escola, Edilene de Souza, diz que a lousa é utilizada pelos professores e alunos, sendo concorrido o seu uso por ser um excelente e moderno recurso didático. “A novidade aqui na escola faz sucesso entre os professores e alunos, pois é possível usar a tecnologia e tornar a aula muito mais atrativa para todos, principalmente para essa geração tecnológica”, diz a professora.
A interação que o equipamento permite entre alunos e professores não se limita ao ambiente escolar. Com apenas alguns cliques, o professor pode, por exemplo, enviar uma mensagem ao celular dos pais de um estudante. “A lousa ainda não esta sendo usada na sua potencialidade, porque falta suporte técnico para atender a esta demanda, mas esperamos que esta situação seja resolvida logo, mas não deixamos de usá-la como ferramenta motivadora para as aulas”, ainda destaca a diretora.
Conectado à Internet, o professor tem a possibilidade de copiar telas em sites e arrastá-las para trabalhar na própria lousa, acrescentando conteúdos aos que já são oferecidos pelo equipamento. Cada lousa vem com mais de 900 softwares com os conteúdos pedagógicos.
Entusiasta do uso das novas tecnologias como recursos didáticos, a secretária da educação ainda destaca: “Dá para informar ao pai ou mãe sobre o desempenho do aluno, informar sobre reuniões na escola, ou até mesmo avisar que o filho deles não esteve presente na minha aula”, diz Isabel.
“Os conteúdos são pautados nos parâmetros curriculares regionais e nacionais. A cada seis meses há uma revisão na parte de design e a cada ano uma revisão de mudança de conteúdo e metodologia. Todo aluno hoje domina muito bem a tecnologia. Então, os professores podem ficar tranquilos. Todos os educadores serão capacitados para mexer com a lousa, que é muito simples e intuitiva. Dentro da capacitação, o professor quebra todos os paradigmas que existem com relação ao uso da tecnologia”, garante Isabel Luz.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS