O Pronto Socorro João Paulo II teve mais um fim de semana movimentando, sendo atendidas 261 pessoas desde sexta-feira (15) até a manhã desta segunda-feira (18).
As equipes de profissionais médicos e de enfermagem da unidade tiveram muito trabalho, principalmente no atendimento às vítimas de trânsito que, neste fim de semana, chegaram a somar 32 ocorrências na Capital. Cerca de 60% dos casos envolveram motociclistas.
Dentre as ocorrências, dois foi por ferimentos por arma branca, cinco por arma de fogo, 11 agressões físicas, dois acidentes de trabalho, 19 quedas e 51 procedimentos ortopédicos, dentre outros.
No centro cirúrgico foram realizadas 21 cirurgias, nas especialidades de ortopedia, cirurgia vascular, neurocirurgia e cirurgia geral. Ainda de acordo com as estatísticas da unidade, foram realizadas 55 tomografias computadorizada, 12 pacientes receberam avaliação do neurocirurgião, 21 foram encaminhados a especialistas, 34 passaram por avaliação do cirurgião geral e seis foram encaminhados ao setor de psiquiatria do Hospital de Base.
Muitos casos de baixa complexidade ainda são registrados nos atendimentos do Pronto Socorro, prejudicando aqueles que necessitam de atendimentos de urgência e emergência. Neste fim de semana foram realizados 81 atendimentos na clínica médica de casos que poderiam ser facilmente resolvidos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do município.