Bandidos ameaçam vítimas de seus assaltos com juras de morte e vingança. População não sabe a quem recorrer. Pessoas vendem tudo para fugir dos marginais.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A própria sorte
A violência tomou conta de Porto Velho e a situação beira o desespero. As vítimas não tem a quem recorrer, e o estado, impotente, finge que garante a segurança de sua população. A coisa está tão desesperadora, que no último fim de semana, um servidor do Departamento de Comunicação do Governo divulgou um relato assustador pelo Facebook, onde ele narra estar sendo ameaçado por um rapaz que havia invadido sua casa dias atrás, levando computadores e outros equipamentos eletrônicos. Ele conta ter visto o bandido, chamou a polícia e foi informado que “eles nada poderiam fazer”. Ou seja, a vítima vai continuar sendo vítima por pura inoperância do Estado.
E mais
Não foi um fato isolado. Há pouco mais de um mês, o proprietário de um mercado de bairro que já havia sido assaltado por diversas vezes, viu um marginal entrando em seu estabelecimento. O meliante fugia da polícia. Os policiais entraram no mercado e perguntaram se ele havia visto alguém passar correndo. A esposa do comerciante mostrou o bandido, que disfarçava olhando mercadorias. Ao ser preso, disse que “voltaria para se vingar” e não lhe aconteceria nada “já que seu irmão era policial”. No mesmo dia, à tarde o delinquente estava solto e voltou ao mercado, chamando o proprietário para o meio da rua, onde ele dizia que “iria acertar as contas”.
Como resultado
O comerciante preferiu vender o estabelecimento. Não conseguiu do Estado a segurança necessária. Os marginais estão soltos, desafiando a sociedade impunemente. Quem trabalha e paga seus impostos se vê acuado. As pessoas investem cada vez mais em equipamentos de segurança, que são medidas meramente paliativas. Tem alguma coisa muito errada nessa equação.
Insolúvel
E continua sem nenhum resultado as investigações sobre o brutal assassinato de Naiara Carine da Costa, de 18 anos, morta com 22 facadas.
Tragédia
E na última terça-feira, uma tragédia familiar chocou a capital. Um homem que não aceitava o fim de um relacionamento atirou na ex-mulher, no próprio irmão e em seguida se matou. Tudo isso aconteceu em plena luz do dia em um posto de combustíveis na entrada da cidade e o pior, diante dos filhos do casal. A mulher, segundo informações, estava morando em Ouro Preto e o homem em Jacy-Paraná.
Acabou
Finalmente acabou o carnaval e o Brasil começa a funcionar em ritmo normal. Os senadores acreditavam que com a folia, o povo ia esquecer o caso Renan Calheiros, não deu certo. Já foram angariadas mais de 1,4 milhão de assinaturas pedindo a renúncia do senador enrolado, cuja eleição para a presidência do Senado foi como um tapa na cara dos brasileiros. Sei não, mas a impressão que temos é que o Congresso anda fazendo muitas brincadeiras sem graça com a sociedade. Uma hora isso vai terminar mal. Quem quiser assinar a petição, basta CLICAR AQUI.
Tempo...
A população de Porto Velho começa a olhar com desconfiança para o palácio Tancredo Neves, sede do executivo municipal. Mauro Nazif assumiu a prefeitura em 1º de janeiro e até agora nada mudou na cidade. Os elevados continuam liberados graças a uma “gambiarra” feita pelo ex-vice-prefeito Emerson Castro que era para ser provisória; as ruas estão se desmanchando em buracos e a cidade está imunda. Tudo bem que é preciso dar “um tempo” para as adaptações, mas muita coisa, como a limpeza da cidade já poderia estar sendo feita.
Sem tempo
A população de Porto Velho quer uma resposta imediata de seu novo prefeito. Foram oito anos de estagnação e papo furado de Roberto Sobrinho e sua turma. Diversos pontos da cidade estão críticos e não adianta querer botar a culpa na chuva, isso é conversa fiada.
Outra
Quem precisou de alguma vacina durante este feriado de carnaval, ficou sem tomar porque os setores de vacinação dos postos de saúde do muncicípio estavam fechados. Um senhor que feriu a mão e precisou de uma anti-tetânica não conseguiu encontrar o medicamento em nenhum posto de saúde, e olha que ele procurou. Nem mesmo os hospitais da rede estadual dispunham da vacina.
Perda
Faleceu na última sexta-feira em Porto Velho o advogado Ney Luiz de Freitas Leal, um dos fundadores da OAB de Rondônia, ex-juiz eleitoral, ex-Procurador do município e da Assembleia. Ney vinha lutando contra um câncer há cerca de dois anos e perdeu essa batalha. Figura simpática, bom de conversa e respeitado pela classe, teve uma participação decisiva na reta final das eleições da OAB no fim do ano passado, quando declarou publicamente seu apoio à candidatura de Andrey Cavalcante. A advocacia rondoniense está de luto.
Missa
No próximo dia 14, a partir das 18h30min, acontece na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na rua José Bonifácio com José Camacho (ao lado do Ministério Público estadual), a missa de 7º dia, em memória de Ney Leal. A família antecipadamente agradece a presença dos amigos.
Apertando
Diminuiu consideravelmente o número de bêbados ao volante neste carnaval, graças ao endurecimento da legislação. Mesmo assim, alguns ainda se aventuraram e se deram bem. Circulando pela cidade nos dias de folia, testemunhei algumas figuras que sequer conseguiam ficar em pé, mesmo assim embarcavam em seus veículos e seguiam adiante. Ainda falta fiscalização, e muita. A polícia tem que manter o ritmo adotado no carnaval e dar continuidade a essas operações.
Conselho
E para quem ainda arrisca, é bom pensar da seguinte forma, qualquer quantia gasta para circular de taxi é mais barata que tomar uma multa, ser preso e ainda ter que pagar fiança. Ou arruma um “motorista da rodada” ou segue de táxi.
Fale conosco
Contatos com a coluna podem ser feitos pelos telefones (69) 3225-9979 / 9209-0887, ou ainda pelo e-mail alan.alex@gmail.com. No Facebook/painel.politico, no Twitter/painelpolitico ou ainda no www.painelpolitico.com. Caso queira entregar denúncias ou documentos, favor encaminhar para Avenida Abunã, 1345, Olaria, Porto Velho – RO aos cuidados de Alan Alex.
O mundo em alerta
Autoridades de saúde pública da Grã-Bretanha alertam para uma nova linhagem de um vírus capaz de causar sintomas graves no aparelho respiratório semelhantes ao da cepa mortal da Síndrome Respiratória Aguda Severa (Sars, na sigla em inglês). Apesar de ponderar que a ameaça para a população é neste momento bastante baixa, foi confirmado um caso de um morador do país que acredita ter contraído o novo coronavírus de um parente, abrindo o precedente para a transmissão entre humanos. Até agora, foram confirmados, em todo o mundo, 11 casos de infecção pelo vírus, que é capaz de causar pneumonia e falência dos rins. Cinco dos infectados morreram. Já houve suspeitas de que a variante do coronavírus foi transmitida de pessoa para pessoa no Oriente Médio, porém sem confirmação oficial. A fonte exata do novo vírus e a forma como ele se espalha ainda são incertas. A nova cepa parecer estar bastante relacionada com morcegos. Especialistas afirmam que, se a nova linhagem for transmissível apenas de animais para humanos, a ameaça será bem menor. O vírus surgiu pela primeira vez no Oriente Médio.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!