Projeto Expo Arte é implantado em Rondônia

Projeto Expo Arte é implantado em Rondônia

Projeto Expo Arte é implantado em Rondônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Durante um ano, artesãos de vários municípios da região, além de Vilhena e Porto Velho, terão consultoria e capacitação para produção de artesanato
Iniciou nesta segunda-feira e teve encerramento nesta quarta-feira (6) o primeiro módulo do projeto de artesanato Expo Arte 2014, desenvolvido com 13 artesãos selecionados para fomento da atividade em Rondônia. Participaram desta primeira etapa profissionais de Cacoal, Pimenta Bueno, Rolim de Moura e Ji-Paraná. Uma vez ao mês eles vão participar do projeto, que terá módulos teóricos e práticos.
O projeto visa a melhoria do trabalho feito, aperfeiçoamento e uso de técnicas para produção de artesanato - tendo em vista a comercialização dos produtos feitos em Rondônia na copa do mundo de 2014. Os produtos de Rondônia e outros estados da região – bem como de outros estados brasileiros – serão comercializados no Rio de Janeiro e em Manaus, durante a Copa 2014.
Jivago Nolli e Mazarelo Carneiro de Miranda, ambos de Minas Gerais, que atuam com projetos semelhantes e prestam consultoria ao Sebrae/RO, ministraram o início do curso. Segundo eles, muitos artesãos tem maior habilidade no trabalho em madeira, mas a produção de biojoias é o forte de alguns deles.
Os produtos
O tipo de material e a característica do artesanato produzido serão definidos em conjunto pelos artesãos e os consultores. “A identidade regional pode ser comunicada mesmo sem o uso de produtos regionais, mas a gente quer dar preferência a estes produtos da região”, explicou o designer Jivago. Segundo informou ainda os artesãos devem criar, a partir dos módulos práticos, coleções e linhas de produtos específicos. “As linhas são de três tipos de produtos e as coleções de mais”, explicou.
A designer Mazarelo, conhecida como ‘Maza’, já atua como consultora do Sebrae há 12 anos. Ela disse ter ficado feliz e surpresa com a percepção rápida e o talento na elaboração desmonstrada pelos artesãos, já no início dos trabalhos. Ela disse também que segundo pesquisa feita sobre o tipo de produto adquirido por turistas em eventos como a copa, os bens mais adquiridos são: utilitários, decorativos, souvenirs e bibelôs (pequenas lembranças). Todas devem ter características regionais, com a identidade amazônica e de Rondônia. No caso de Cacoal, por exemplo, um dos símbolos que poderiam ser utilizados, conforme comentou a designer seria o café, cacau e outros produtos que caracterizam a identidade local.
Fomento ao artesanato
A gerente regional do Sebrae, Dezenir do Prado, enfatizou a importância do fomento e do aperfeiçoamento do trabalho dos artesãos. Ela acredita que, a despeito da Copa 2014, o produto melhor trabalhado, com consultoria e novos aprendizados, será de grande valia para a valorização dos artesãos do seus produtos no mercado. “O projeto busca fomentar o setor do artesanato, trazendo benefícios com turismo, independente da Copa. Mas o principal é mostrar o artesanato da região Norte no Rio de Janeiro e Manaus”, disse. O mesmo trabalho será feito em Porto Velho.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS