Moradores do Bairro Pedrinhas, em Porto Velho estão indignados com o descaso e a falta de organização por parte da Companhia de Águas e Esgotos do Estado de Rondônia (Caerd). Segundo os moradores, a empresa está realizando a obra de esgoto do Centro Político Administrativo (CPA) sem tomar qualquer tipo de precaução para evitar o rompimento de canos que abastecem as residências da localidade.
Na Rua Pasquale Di Paolo, populares já ficaram sem água em razão dos canos rompidos durante as obras. “O que ocorre é que com a obra de abertura da pista para colocação da rede de esgoto do centro administrativo, os trabalhadores não se atentam para o fato e vão rompendo vários canos de abastecimento de água, deixando os moradores do bairro sem água por dias a fio”, denuncia o morador, Marchelmo Bacchin.
Ainda de acordo com as denúncias, entrar em contato com a Caerd seria outro problema. “Hoje mesmo tentei por várias vezes falar com alguém sobre o enorme vazamento de água que acontece aqui na minha rua desde ontem. Porém, a burocracia é um absurdo, os funcionários são despreparados e nem o serviço de pronto atendimento por telefone não funciona. E a água,que é nosso maior bem público ficou vazando por mais de 24 horas, milhares de metros cúbicos, um desperdício revoltante. Prova da falta de sincronia e eficiência entre os órgãos responsáveis”, relata o morador.
Em um caso de vazamento, uma equipe da Caerd compareceu para executar o serviço de reparo, mas segundo os populares, apenas um, dos dois canos afetados pelas obras foi recuperado. O segundo, teria ficado “pra outro dia”. “Eles demoram para aparecer e quando aparecem fazem o serviço pela metade. Quando consegui relatar o problema na Caerd me disseram que a equipe estaria em atividade na Rua Abunã. Será possível que uma empresa desse porte possui apenas uma equipe para esse tipo de serviço?” questiona o morador.
Em contato com a Caerd, a reportagem não encontrou ninguém para falar sobre o assunto.