Com oito turbinas em operação comercial e duas em teste, a Usina Hidrelétrica Santo Antônio segue em ritmo acelerado na geração de energia limpa e de fonte renovável no rio Madeira, em Rondônia. Dos equipamentos necessários para a montagem eletromecânica das turbinas, 84% já foram entregues. Nas obras civis, liderada pela Odebrecht Infraestrutura, os trabalhos estão 83% concluídos. A Santo Antônio Energia é a concessionária responsável pela construção e operação da hidrelétrica, e pela comercialização da energia a ser gerada.
Já foram utilizados mais de 2 milhões de metros cúbicos de concreto, o suficiente para construir 25 estádios do Maracanã. Entre terra e rocha escavadas são 49 milhões de metros cúbicos, o mesmo que escavar 6,5 Eurotúneis, túnel submarino e subterrâneo de 50,5 km que liga a França à Inglaterra.
Em 2015, com todas as unidades acionadas, a hidrelétrica terá potência instalada de 3.150 megawatts (MW), o suficiente para abastecer 40 milhões de pessoas de todo o Brasil.
Uma das primeiras obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, a entrar em operação, a Usina Hidrelétrica Santo Antônio é resultado de um investimento total de R$ 16 bilhões, dos quais R$ 1,6 bilhão é direcionado para ações dos 28 programas socioambientais conduzidos para minimizar possíveis impactos decorrentes da implantação do empreendimento.