PAINEL POLÍTICO - MP vai investigar contrato do Chefe da Casa Civil com a Polícia Militar - Por Alan Alex

Marco Antônio Faria aluga parte de sua faculdade para curso de formação da PM. Saiba ainda o que é o PIDISE, o milionário empréstimo feito pelo governo que vai ser pago pelos próximos governadores

PAINEL POLÍTICO - MP vai investigar contrato do Chefe da Casa Civil com a Polícia Militar - Por Alan Alex

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

O que é

 

Muito tem se ouvido falar em Rondônia no último mês sobre o PIDISE, que é um empréstimo feito pelo governo do Estado no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O convênio foi assinado em setembro deste ano e prevê o repasse de R$ 450.8 milhões a serem utilizados no Programa Integrado de Desenvolvimento e Inclusão Socioeconômica (PIDISE) e deve ser usado em infraestrutura fazendária e de tecnologia de informação, para o desenvolvimento de arranjos produtivos e turismo e para infraestrutura nas áreas de saúde, saneamento, educação, segurança pública e assistência social.

 

Porém

 

O governo já vem gastando por conta, antes mesmo de receber esse dinheiro, que vem sendo cobiçado como a “salvação da lavoura”, sem ser. Na verdade o governo de Confúcio Moura está com um rombo em suas contas e vem fazendo malabarismos para não quebrar o Estado de vez. E tem mais, o governo vem remanejando dinheiro de fontes diversas para cobrir os furos. É mais ou menos como tentar se cobrir com um cobertor curto, se cobrir a cabeça, descobre os pés e vice-versa.

 

De olho

 

Nessa movimentação toda, algumas figurinhas começam a reaparecer em Rondônia. O cunhado do governador, Francisco de Assis, vem sendo visto em Porto Velho. Wagner Bocão, o ex-secretário adjunto de Finanças, investigado por uma série de irregularidades, também começa a circular. Outro que vem sendo visto cercando órgãos públicos é José Luiz Lenzi. É só aparecer dinheiro, que eles também reaparecem.

 

Lembrando

 

Que o PIDISE é um empréstimo bancário, que tem carência de 24 meses (dois anos) e começará a ser pago quando o governo Confúcio tiver chegado ao fim. Ou seja, o atual governador contraí uma dívida para o próximo gestor pagar durante 10 anos. Rondônia não teve sorte com débitos junto a União, exemplo que perdura até hoje é a dívida do Beron. Esse PIDISE é outra bola de neve, só que vai estourar lá na frente.

 

Sumiu

 

Alguém sabe dizer por onde anda o guru de Confúcio Moura, Mangabeira Unger?

 

Destaque

 

Na programação do Canal 38 tem um repórter que vem se destacando. Trata-se do “Homem do Tempo”, figura que antes fazia algumas pontas no programa do deputado Euclides Maciel, na Rede TV!, agora vem sendo valorizado na nova emissora e agrada os telespectadores com suas histórias inusitadas.

 

Posse

 

Foi empossada esta semana a nova diretoria da Associação dos Magistrados de Rondônia (AMERON). Durante um café da manhã na última terça-feira, na sede da entidade, o novo presidente, Francisco Borges declarou que pretende ampliar as relações da instituição com a comunidade e com a imprensa, dando ênfase nas ações da AMERON e, em suas palavras, “movimentando a instituição”. Ficou assim a nova composição, Presidente Francisco Borges Ferreira Neto; 1º Vice-presidente Renato Martins Mimessi; 2º Vice-presidente Valdecir Castellar Citon; Secretária-Geral Silvana Maria de Freitas; Secretário-Adjunto João Adalberto Castro Alves; Tesoureiro Geral Adolfo Theodoro Naujorks Neto; Tesoureiro-Adjunto Glodner Luiz Pauletto; Conselho Fiscal será composto por Péricles Moreira Chagas, José Antônio Robles, Marcelo Tramontini, José Antônio Barreto e Dalmo Antônio de Castro Bezerra.

 

Despedida

 

Jesualdo Pires, deputado estadual que foi eleito prefeito de Ji-Paraná, segunda maior cidade de Rondônia, fez um discurso emcionado nesta quinta-feira na sessão legislativa. Ele assume a prefeitura em 1º de janeiro e em seu lugar assume o petista Cláudio Carvalho. Durante o discurso, Jesualdo relembrou seu trabalho frente ao legislativo estadual e foi homenageado pelos demais deputados, que lhe desejaram boa sorte frente ao novo desafio. E dos grandes.

 

No rastro

 

O Ministério Público do Estado já começou a investigar o contrato do Chefe da Casa Civil Marco Antônio Farias com o governo do Estado. Marco Antônio aluga parte de sua faculdade (FATEC) ao próprio governo, através da Polícia Militar. Após a denúncia feita por PAINEL POLÍTICO na coluna da última sexta-feira, o MP já entrou na história. Por ocupar um cargo de tamanha importância na estrutura administrativa do Estado, o contrato deveria ter sido cancelado.

 

O MP

 

Já mandou buscar a cópia do contrato.

 

Inocencia

 

Roberto Sobrinho anda peregrinando pelos programas de rádio e TV, alegando incoência e se dizendo completamente desentendido sobre o que está acontecendo à sua volta. Durante entrevista a uma rádio da capital nesta quinta-feira, alegou sere “inocente” e repetiu um discurso que o Brasil acostumou a ouvir na boca de Paulo Maluf, aquele enrolado deputado federal que foi prefeito de São Paulo e é acusado de ser um dos maiores ladrões do erário no país. A frase é a seguinte, “se alguém encontrar qualquer coisa no exterior, seja dinheiro, apartamentos ou outros bens em meu nome, pode ficar”. No caso de Maluf demorou, mas acharam.

 

Mesma casa

 

Como defesa Roberto afirma que vive na mesma casa que já morava antes de ser eleito prefeito. Isso é verdade. Ele disse ainda que “todas as denúncias feitas em sua administração foram apuradas”. Isso é mentira. Porque ele não apurou as denúncias contra Jair Ramires, que chegou a ser processado por vender grama para a prefeitura, administrada por Roberto? Porque ele não apurou as denúncias feitas contra a empresa UNI Engenharia, responsável pelo maior desvio de dinheiro dessa cidade? Porque ele não apurou a denúncia contra Epifânia Barbosa, que quando era secretária de Educação do Município pagou para uma empresa “roubar” de volta para o Brasil uma camionete da SEMED que havia sido roubada no estacionamento de um supermercado, na noite de uma sexta-feira, quando seu motorista saía das compras acompanhado da esposa? Porque Roberto Sobrinho não apurou as denúncias contra a R.R. cujas obras feitas na transposição da Farquar afundaram, causando um prejuízo imenso aos cofres municipais? Só falta agora ele dizer que não sabia de nada disso.

 

Mas a do ano

 

Mesmo foi a declaração dele sobre a empresa V.R. Madeira, “minhas coisas são todas declaradas. Minha empresa não presta serviço para nenhum órgão público, seja ele federal, estadual ou municipal. Presta serviços para uma empresa particular”. Então tá. Ele só esqueceu de dizer que o consórcio Santo Antônio é financiado com dinheiro público e ele como prefeito jamais poderia ter uma empresa atuando nessas obras. É imoral, e por mais que ele diga que não é o administrador porque isso “é ilegal”, ele é uma espécie de lobista. Qual empresa recusaria contratar a empresa do prefeito? Roberto deveria estar preso só por dar uma declaração dessa natureza. Tomara que o ano acabe logo, assim não teremos que aturar mais essas entrevistas. E o pessoal que está dando espaço para ele na mídia é bom ficar atento, o contrato não vai ser pago. Antônio Augusto já deu no pé e o MP fez recomendações para que não sejam feitos alguns pagamentos.

 

Às escuras

 

Entre as recomendações estão os pagamentos para a empresa da irmã de Antônio Augusto, que receberia R$ 800 mil para a montagem dos enfeites natalinos. Isso mesmo, apenas para montar as peças, utilizando mão de obra e estrutura da EMDUR, a turma ia meter a mão nessa grana. Por causa desse bando, que segundo o Ministério Público “é uma quadrilha”, o natal em Porto Velho será às escuras. Roberto realmente já vai tarde!

 

Fale conosco

 

Contatos com a coluna podem ser feitos pelos telefones (69) 3225-9979 / 9209-0887, ou ainda pelo e-mail alan.alex@gmail.com. No Facebook/painel.politico, no Twitter/painelpolitico ou ainda no www.painelpolitico.com. Caso queira entregar denúncias ou documentos, favor encaminhar para Avenida Abunã, 1345, Olaria, Porto Velho – RO aos cuidados de Alan Alex.

 

Uso frequente de aspirina eleva risco a visão em idosos

 

Tomar aspirina regularmente durante períodos prolongados pode aumentar o risco de que a pessoa apresente degeneração macular - transtorno associado à idade que provoca perda de visão. Essa foi a conclusão de um estudo com quase 5 mil participantes realizado nos Estados Unidos. Baseado em dados colhidos ao longo de 20 anos, o trabalho foi publicado na revista científica Journal of the American Medical Association (JAMA). O aumento nos riscos foi relativamente modesto: participantes que tomaram aspirina regularmente (mais de duas vezes por semana durante três meses) ao longo de dez anos ou mais apresentam quase duas vezes mais riscos de desenvolver degeneração macular do que os que não tomaram o medicamento. Os riscos de vir a sofrer do problema são de 1% para quem não tomou aspirina e 1,8% para quem tomou. Quando se leva em conta o fato de que um alto número de pessoas consome aspirina com frequência, o aumento no risco passa a ser significativo, dizem os especialistas.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS