Governador e Embaixada Americana discutem projetos para o sistema penitenciário

Governador e Embaixada Americana discutem projetos para o sistema penitenciário

Governador e Embaixada Americana discutem projetos para o sistema penitenciário

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Na manhã desta terça-feira (11), o governador Confúcio Moura recebeu, no auditório do Palácio Presidente Vargas, representantes da Embaixada Americana, Matthew Sanderiands, Débora Arrais e Don Stoiworthy; o diretor de Políticas Penitenciárias do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Fabrício Vieira Neto; além de autoridades locais ligadas ao sistema carcerário do Estado. Na ocasião foi apresentado ao governador o projeto piloto de implantação do sistema de classificação de apenados em Rondônia.
O secretário de Estado da Justiça (Sejus), Fernando Oliveira, agradeceu a presença de todas as autoridades e pediu para o servidor da Sejus, Wesley Rodrigo, apresentar o projeto piloto de implantação do sistema de classificação de apenados do Estado de Rondônia. O modelo é semelhante ao usado nos Estados Unidos e foi adequado à realidade do Estado.
A parceria entre o governo brasileiro e a Embaixada Americana existe há alguns meses. Neste período, técnicos de Rondônia fizeram curso de capacitação nos Estados Unidos para conhecer in loco a realidade do sistema prisional daquele país, o que resultou na implantação do projeto piloto de classificação de presos, inicialmente no Centro de Ressocialização do Vale do Guaporé.
A classificação de apenados tem cinco níveis. Quando o preso chaga no Centro de Ressocialização, ele passa por uma entrevista minuciosa que irá definir qual o nível que o educando se enquadra. Entre os requisitos estão à gravidade do crime; reincidência; processo ou inquérito pendente, entre outros fatores da vida pregressa do indivíduo.
O representante da Embaixada Americana, Matthew Sanderiands, falou da parceria entre o Brasil e os Estados Unidos e afirmou que houve uma mudança muito grande no sistema carcerário de Rondônia nos últimos cinco meses, destacando o trabalho do Governo da Cooperação para melhorar o setor.
O diretor de Políticas Penitenciárias do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Fabrício Vieira Neto, disse que a realidade do sistema prisional e de detentos americanos é outra, existe outro padrão de segurança. Em Rondônia no Centro de Ressocialização do Vale do Guaporé os presos se encaixam em três níveis, mínima, média e máxima afirmando que não existe a super máxima, e disse “a superlotação é um mal que nos assola” e afirmou que o governo federal tem acompanhado a evolução do trabalho que o Governo de Rondônia tem feito e se colocou a disposição para colaborar neste processo.
O governador Confúcio Moura disse que para Rondônia é uma imensa honra receber os representantes da Embaixada Americana e também poder contar com essa parceria com os Estados Unidos, que é referencia no setor, “nós temos 30 projetos prioritários e a de classificação de presos é um deles” disse.
Confúcio Moura também elogiou o desempenho dos técnicos da Sejus e as autoridades do judiciário do Estado que sempre tem colaborado com idéias e projetos para melhorar o sistema carcerário. “Estamos implantando um modelo na Amazônia que irá servir para o Brasil inteiro”.
 
 
 
 
 
 
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS