Ji-Paraná possui mais de 260 empreendimentos no setor, mas grande parte dos profissionais tem seu foco apenas no conhecimento técnico. Há pouca profissionalização na área de gestão e de inovação. Esse direcionamento limita o crescimento e o sucesso de muitas empresas. Com o intuito de promover o aumento da competitividade e da renda, através da aplicabilidade de gestão e de novas tecnologias no negócio, o Sebrae criou o projeto Beleza da Região de Ji-Paraná, que atende a 30 empresas do setor no município e tem profissionalizado diversos empreendedores.
Escova progressiva, gradativa e inteligente. Mechas de tricotagem e transparência. Unhas decoradas com efeitos 3D, flocado, holográfico, glitter ou espelhado. Depilação com cera espanhola, depilação artística. Fonocosmética em tratamentos de manchas. Protocolo corporal para banho de lua e bronzeamento a jato. Há duas décadas muitos desses termos ainda não eram empregados no setor da estética e da beleza que, nos últimos 16 anos, teve um crescimento médio anual de 10%, quer dizer, bem acima dos demais setores da economia. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) em 2011 as indústrias de cosméticos do Brasil faturaram R$ 29,4 bilhões.
Crescimento econômico no setor - O Brasil é o terceiro maior consumidor de cosméticos do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e do Japão. É o primeiro mercado em consumo de perfumaria e desodorantes e o segundo mercado em produtos para cabelos. A crescente participação da mulher no mercado de trabalho é um dos fatores responsáveis por esse crescimento, pois com mais dinheiro no bolso, elas têm demandado mais serviços dos profissionais da beleza e também passaram a ser empreendedoras do setor. Em 2012 foram formalizados no Brasil mais de um milhão de Micro Empreendedores Individuais (MEI) e as brasileiras são fundamentais nesse crescimento, pois representam 46% dos MEI e dominam algumas das atividades mais escolhidas. De acordo com o estudo “Perfil do Microempreendedor Individual 2012”, publicado pelo Sebrae, a área de serviços de estética e da beleza é a que mais cresceu entre 2011 e 2012. Os cabeleireiros são a segunda atividade mais frequente entre os MEI e as atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza ocupam a sétima posição nesse tipo de empreendimento em todo o país.
Formalização - Em Ji-Paraná as MEIs Zilanda Silva Rodrigues, 25, e Daiana do Prado, 30, formalizaram o seu negócio no setor da beleza para participarem do projeto do Sebrae. “Eu tinha medo da tributação e das responsabilidades da gestão de uma empresa, por isso ainda não havia me formalizado.”, explicou Zilanda. Daiana, que já trabalhava no setor também confirmou a impressão e disse que só se formalizou após a gestora do projeto de Beleza haver lhe esclarecido como funciona uma empresa MEI. “Grande parte da população, como nós, não sabe como funciona a formalização de um negócio. A participação no projeto tem sido fundamental para o meu crescimento profissional. Este ano tive a oportunidade de visitar com o grupo a Beauty Fair, Feira Internacional de Beleza Profissional em São Paulo. Uma oportunidade única na minha vida.”, declarou Daiana.
Segundo Marcileide Zirondi, gestora do projeto no Sebrae Ji-Paraná, 2012 foi o ano de implantação do projeto, que terá a duração de quatro anos. Neste primeiro ano foram realizadas ações de informação sobre linhas de crédito junto ao Banco da Amazônia, consultorias e oficinas em gestão, além de cursos e workshops em boas práticas, estética, cabelo, maquiagem, entre outros.
Beleza em Foco - No final de novembro foi realizado o evento Beleza em Foco onde participaram mais de 400 profissionais da beleza dos municípios de Ji-Paraná, Ariquemes, Pimenta Bueno, Ouro Preto do Oeste, Presidente Médici, Cacoal, Rolim de Moura e Vilhena. Foram ministrados treinamentos sobre as últimas tendências do setor e uma palestra a respeito de sustentabilidade para salões de beleza e clínicas de estética com conhecimentos que ajudam a proteger o meio ambiente e trazem economia para as empresas. Na ocasião o Sebrae realizou uma parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro) que desenvolve o programa Mulheres Mil, uma parceria com o governo federal na execução de ações em prol de mulheres em vulnerabilidade social. O programa visa à erradicação da extrema pobreza e da fome, autonomia das mulheres, garantia da sustentabilidade ambiental, combate à violência contra mulher e acesso à educação.
Aparecida Francisca dos Anjos Silva, 38, participante do projeto Mulheres Mil, mãe de três filhos, participou do evento Beleza em Foco e disse “Gostei muito do workshop tendências de penteados, pois os serviços de cabelo são os mais demandados, apesar de eu também oferecer serviços de manicure e depilação. No momento estou trabalhando para ampliar o meu negócio que, no momento, funciona na minha casa. Em 2013 pretendo me formalizar como MEI.”
O artista em cabelos para corte, cor e penteados, Ricardo Chamorr, ministrou um workshop sobre mechas no evento Beleza em Foco e disse que adorou a oportunidade de participar do evento “A receptividade dos profissionais de Rondônia foi muito grande. Vi nos olhos dos participantes que eles têm sede de conhecimento e ficaram muito à vontade para aprender. Iniciativas como essa do Sebrae são muito importantes, pois nem todos os profissionais têm condições de pagar por capacitações. Além disso, a formalização dos empreendedores tem significado a entrada do mundo da beleza no mercado de trabalho.”, declarou.