A Escola Barão do Solimões realiza nesta quarta-feira (28), às 9h, no Teatro UM do Sesc, o recital “Barão do Solimões no Centenário da EFMM”. O evento é resultado das atividades desenvolvidas no Programa Mais Educação, que neste ano ofereceu à comunidade escolar, no campo da arte, as oficinas de canto coral, percussão e cordas (Violino).
A escola investe em atividades que envolvam linguagens de arte, pois, conforme afirma a professora Iara Alex, “é preciso trazer para o espaço escolar a reflexão estética que a arte proporciona”.
Neste ano, a música tornou-se bastante presente através das oficinas do Mais Educação e do Projeto Sexta Show, coordenado pelo professor Bira Lourenço, segundo o qual, “a equipe trilha uma missão importantíssima para que a música faça parte do cotidiano da comunidade escolar de forma voluntária e prazerosa”, destaca.
O projeto interdisciplinar e temático, idealizado pela professora Jussara Almeida, contempla a história da própria escola, pois o “Barão”, criado em 1925, faz parte do contexto da construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, sendo instituído para atender a demanda gerada por esse empreendimento épico do século passado. Uma cidade surgia e, junto com ela, uma escola.
São 87 anos do “Barão” que acompanhou o crescimento da cidade e cresceu junto, pois conta com uma equipe compromissada com a qualidade do ensino, conforme afirma o diretor Marcelo Lima: “São profissionais qualificados, com habilitação específica nas áreas que atuam e bastante competentes”. Merece referência ainda que a escola obtivesse um significativo avanço no último IDEB, ocupando o segundo lugar das escolas públicas de Porto Velho nos segmentos que atende.