TRÂNSITO – Secretário adjunto da SEMTRAN culpa motoristas irresponsáveis pelo alto índice de acidentes na Capital

O secretário adjunto da Secretaria Municipal de Trânsito (SEMTRAN), João Marcos Mendes, afirma que atribuir os acidentes de trânsito à falta de sinalização é isentar motoristas irresponsáveis da culpa.

TRÂNSITO – Secretário adjunto da SEMTRAN culpa motoristas irresponsáveis pelo alto índice de acidentes na Capital

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O secretário adjunto da Secretaria Municipal de Trânsito (SEMTRAN), João Marcos Mendes, afirma que atribuir os acidentes de trânsito à falta de sinalização é isentar motoristas irresponsáveis da culpa. Segundo ele, o recapeamento das ruas acontece até o próximo dia 31 de dezembro e durante esse período todas as placas de sinalização verticais serão implantadas simultaneamente.

Na tarde de ontem, Krislayne Duarte Coelho, de apenas 16 anos, que trafegava na Avenida Abunã na garupa da motocicleta do irmão, não resistiu aos ferimentos causados após o impacto com um veículo que atravessou a preferencial do motociclista  - no cruzamento da Rua Tenreiro Aranha com a Avenida Abunã - e acabou morrendo na madrugada desta terça-feira (27), no Pronto Socorro João Paulo II.

Vale ressaltar, no entanto, que muitas vias no centro da Capital já foram recapeadas há mais de dois meses e alguns trechos de maior trafegabilidade, mesmo com as sinalizações verticais, muitas vezes são ignoradas por motoristas desatentos ou imprudentes e que antes tinham os redentores de velocidade (tartarugas) para ajudar na sinalização.
Um motorista que mora na região central e pediu para não ser identificado, observou que vias como Duque de Caxias (do trecho da rua Tenreiro Aranha até a Guanabara), as sinalizações horizontais não existem mais.
“Não isento a responsabilidade do motorista em relação a sua falta de atenção, mas redutores de velocidades são necessários sim, ainda mais com o crescimento visível no número de veículos que circulam pelo perímetro central, causando muitas vezes congestionamentos e inevitáveis acidentes. Cabe ao poder público municipal ter essa sensibilidade de providenciar sinalizações mais efetivas, pois as que estão hoje – apenas placas de sinalização vertical – não está resolvendo”, disse o homem.
Já o secretário adjunto, João Marcos, segue outro viés e culpa os motoristas pelas ocorrências de acidentes na cidade.
“Hoje o principal problema da violência no trânsito não são os buracos, nem a falta de sinalização, os veículos sucateados ou o município. O mal está no comportamento do ser humano. Os condutores parecem malucos no trânsito. Nesse local onde ocorreu este acidente, por exemplo, existem duas placas, uma de pare e outra de orientação de mão de via, mas alguns não respeitam. É claro que a sinalização não está 100%, mas estamos trabalhando e já temos as ordens de serviços e cinco equipes para as pinturas horizontais. No entanto, para evitar acidentes lamentáveis como este é necessário também, a consciência de quem se considera apto a conduzir um veículo”, concluiu Mendes.

O Ministério Público do Estado, no entanto, através de sua assessoria, informou à reportagem que já existe uma recomendação estabelecida junto a SEMTRAN para que seja feita as sinalizações horizontais nos trechos onde foram retiradas. Porém a secretaria municipal pediu prorrogação de 30 dias para fazer isso. O MP ressalta que a secretaria ainda está dentro do prazo.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS