Dia 10 de Novembro de 2012 foi um marco para a cultura de Rondônia, pois teve lugar no Palácio do Governo de Rondônia a palestra do Instituto de Estúdios Históricos del Pacífico - INEHPA, “Cooperação Cultural e Turística Brasil e Peru no Centenário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM)”, com a presença do Presidente dessa Instituição peruana Dr. Oscar Ferreyra Hare, do Diretor Dr. Francisco Pantigoso Velloso da Silveira e do experto em ferrovias Dr. Elio Galessio.
O evento, chamou a atenção do público especializado porque além do Instituto apresentar as atividades que fazem há 30 anos no Peru como as escavações arqueológicas e a apresentação de um belo Museu na cidade de Lima, também explicaram os cursos de preservação de armas da Guerra Acreana, realizado na cidade de Rio Branco, no Acre, há dois anos atrás, e que teve grande êxito e repercussão no vizinho Estado.
O Instituto deixou bem claro sua grande experiência em assessorar e por em valor peças e patrimônios que logo tem sido declarados pela Unesco Patrimônio da Humanidade, como são diversos restos arqueológicos existentes no Peru. Um fato relevante a ser ressaltado é que um Patrimônio se bem em si mesmo já pode ter uma importância universal, para ser qualificado como tal pela UNESCO, tem que ser apresentado de maneira adequada e cuidada, com um Museu tecnicamente bem estruturado e que não seja só um deposito de peças sem explicação didática nenhuma, além de que, a respeito da ferrovia, teria que funcionar pelo menos um trecho como aconteceu com o “Trem de Brinquedo” na Índia.
Nesse aspecto, os peruanos apresentaram os objetivos da sua visita com a possibilidade de assinar um Convenio com as autoridades pertinentes, para a preservação de peças e objetos da etapa da EFMM; acondicionamento de um Museu tecnicamente estruturado e a possibilidade de escavações arqueológicas nas áreas de presença humana.
Estamos num momento histórico, ao celebrar o centenário da EFMM, a palestra do INEHPA demonstra o interesse do mundo em relação a esta joia da história que narra a luta do homem por vencer obstáculos. Esta na hora de agir.
Obrigado ao INEHPA por indicar o caminho!