Sejus lança novo projeto de capacitação na Penitenciária Feminina de Porto Velho

Sejus lança novo projeto de capacitação na Penitenciária Feminina de Porto Velho

Sejus lança novo projeto de capacitação na Penitenciária Feminina de Porto Velho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Foi lançado, na manhã desta segunda-feira (29), o novo projeto da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), através da Assessoria de Reinserção Social: O “2 Rs” – Reabilitando pela Reciclagem. A unidade contemplada com o projeto foi a Penitenciária Estadual Feminina, que capacitará 20 apenadas com o curso de Corte e Costura para confecção de bolsas, sacolas e mochilas com material sustentável.
Em parceria com o Ministério Público do Estado, Conselho da Comunidade (que doará o material para a produção), e a Faculdade São Lucas (que ministrará a capacitação), a Sejus entra com a disponibilização da oficina de costura e máquinas, que estão disponíveis na unidade, além da logística e organização nos dias de curso. As alunas receberão a capacitação durante duas semanas, e a partir de então, começarão a produzir o material que deverá ser distribuído em escolas públicas e instituições carentes.
O secretário adjunto da Sejus, Zaqueu Vieira Ramos, em nome do secretário de Justiça Fernando Oliveira, falou sobre a importância de tão relevante trabalho. “Essa é a proposta do governador Confúcio Moura, que busca pela melhoria da qualidade de vida enquanto o indivíduo estiver recluso e pela expectativa de uma vida melhor quando ele sair do sistema prisional. O envolvimento de todos em atividades como essa é a nossa meta, e nós ficamos muito felizes em saber que, a Penitenciária Feminina tem uma média de 70% de mulheres trabalhando, estudando ou sendo capacitadas”, declarou.
Além do benefício de profissionalização, as reeducandas também receberão a remissão de pena: para cada três dias de atividade, um dia de remissão. Outra vantagem para as envolvidas no novo projeto é a remuneração através do Fundo Penitenciário. Segundo Rodolfo Teixeira, assessor de Reinserção Social da Sejus, o valor deve ser estipulado em torno de R$ 400,00 mensais. “Quando chegarem ao período de linha de produção, elas vão dividir a oficina com as alunas do curso de bonecas, então terão dois dias da semana para produzir, usando as máquinas da oficina. O dinheiro é apenas um incentivo, mas o importante é a profissionalização das apenadas que poderá servir como fonte de renda e trabalho quando voltarem para a sociedade em liberdade”, enfatizou Rodolfo.
Estavam presentes na cerimônia de lançamento do projeto representantes do Ministério Público do Estado, da Faculdade São Lucas, do Conselho da Comunidade e da Secretaria de Justiça, além das alunas e direção da unidade prisional. Maria Elisa Aguiar, diretora geral da faculdade parceira, também palestrou para as reeducandas, com uma mensagem de incentivo. "Podem tirar qualquer coisa de você, mas o conhecimento é a única coisa que é sua, e ninguém pode lhe tomar. Se existe um caminho para a mudança, esse caminho chama-se educação".
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS