Conhecimento e tecnologia ao alcance da agricultura familiar

Conhecimento e tecnologia ao alcance da agricultura familiar

Conhecimento e tecnologia ao alcance da agricultura familiar

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Agricultores familiares recebem capacitações em cooperativismo, formação de preços, irrigação, manejo agroecológico do solo e Sistema 5S durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) em Guajará-Mirim.
 “A associação e o cooperativismo são a única alternativa para o desenvolvimento da agricultura familiar como agronegócio, pois quando a competição é inevitável a cooperação é essencial. Nas cooperativas em processo de formação, como é o caso de Rondônia, é preciso persistência e é essencial discutir o que é possível se fazer juntos.”, declarou, Jorge Luiz de Souza, consultor do Sebrae e empresário do agronegócio, ao realizar uma capacitação sobre cooperativismo para agricultores familiares dos setores de fruticultura, mandiocultura e agroecologia durante a SNCT.
Cooperativismo e Sistema 5S - O consultor também introduziu os princípios do Programa 5S, a primeira ferramenta necessária para o alcance da qualidade total. O sistema tem esse nome devido à primeira letra das cinco palavras japonesas: Seiri (utilização), Seiton (ordenação), Seiso (limpeza), Seiketsu (higiene) e Shitsuke (autodisciplina). O programa tem como objetivo mobilizar, motivar e conscientizar as pessoas e empresas a obterem qualidade através da organização e da disciplina no local de trabalho. Segundo Otávio Medeiros, 48, produtor de mandioca do projeto Mandiocultura no Assentamento Joana D'Arc III, zona rural de Porto Velho, os conhecimentos repassados durante as atividades da SNCT inovam o modo de pensar, trabalhar e administrar a propriedade rural. “Hoje eu vejo uma associação ou cooperativa como empresa, mas muitos agricultores ainda não compreendem isso. Seria muito bom se o consultor pudesse fazer a mesma capacitação em nossa comunidade, pois muitos agricultores compreendem melhor quando uma pessoa especializada explica esses princípios do que quando um produtor repassa esse conhecimento.”, explicou.
Jovens agricultores também estiveram presentes nas capacitações, como foi o caso de Tiago Dias Faccini, 16, filho de um produtor associado à Cooperativa Agrossustentável de União Bandeirantes (Unicoop). Nove participantes do projeto Tempo de Empreender Rondônia, desenvolvido pela Construtora Camargo Corrêa, Instituto Camargo Corrêa em parceria com o Sebrae participaram das atividades da SNCT. Tiago veio substituir o seu pai e se comprometeu a repassar os novos conhecimentos. Para isso realizou muitas anotações durante as palestras. “Anotei tudo o que pude para não esquecer e poder contar para o meu pai e aos outros produtores. Achei a semana muito interessante porque, entre outras coisas, nos ensinaram como fazer para ganhar dinheiro com a agricultura.”, afirmou. Os agricultores de Tempo de Empreender também receberam uma capacitação a respeito de formação de preços para a banana e o abacaxi.
Irrigação - O Dr. Denis Cesar Cararo, da Embrapa, ministrou uma palestra a respeito da irrigação e abordou aspectos como os diferentes tipos de sistema de irrigação para cada cultura nos diversos tipos de solo em diferentes meses do ano. Denis ressaltou que ainda não há dados de pesquisa para irrigação sobre muitas das culturas cultivadas em Rondônia. Esses estudos são importantes porque levam em consideração aspectos climáticos regionais. “As informações de pesquisas são essenciais para se calcular o volume de água e a periodicidade da irrigação em cada tipo de cultivo.”, esclareceu.
Kit educativo - Associados da Associação dos Agricultores Agroecológicos de Porto Velho (ASA) receberam um kit educativo com vídeo e material impresso em formato de minitelenovela da série empreendedora desenvolvida pelo Sebrae Juntos Somos Fortes – Agronegócios . O material compreende cinco programas, de 30 minutos cada, produzido para estimular o associativismo entre os empreendedores rurais, inclusive os agricultores familiares. Além da série o vídeo traz depoimentos de empreendedores que se uniram em associações ou cooperativas.
Agroecologia - O Brasil é líder mundial no consumo de agrotóxicos, com um crescimento do consumo em 93% nos últimos 10 anos. Segundo um dossiê divulgado em maio de 2012 pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) a utilização de agrotóxicos nas lavouras do país saltou de 599,5 milhões de litros no ano de 2002 para 852,8 milhões de litros em 2011. Em razão dessa realidade o Sebrae Rondônia desenvolve o projeto Produção Agroecológica Integrada de Rondônia que dá fomento à produção orgânica de hortaliças por agricultores familiares. Durante a SNCT os participantes desse projeto assistiram a uma palestra ministrada pelo Secretário Municipal do Meio Ambiente de Cacoal, Jorge Murer, sobre manejo agroecológico do solo, onde todos os elementos empregados no cultivo são oriundos do meio ambiente em que o agricultor vive. A produtora agroecológica Maria das Graças Fernandes, 61, disse que todas as vezes que assiste a uma palestra sobre agroecologia aprende novas técnicas e aperfeiçoa as que já emprega. Além disso, falou que foi muito proveitoso começar a entender a respeito da importância de se associar a outros produtores.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS