Organizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com os Tribunais fluminenses, o primeiro Encontro Nacional dos juízes de cooperação servirá para que os magistrados desenvolvam a metodologia da Cooperação Judiciária a ser adotada em todo o País, no âmbito da recém formada Rede Nacional de Cooperação (RNC).
O encontro será realizado nesta sexta-feira, 19 de outubro, no Rio de Janeiro, com início previsto para as 9h, no Pleno do TJ/RJ. O juiz do TRE, Juacy dos Santos Loura Júnior, representará a Justiça Eleitoral de Rondônia.
A instituição dos juízos de cooperação é uma tentativa de modificar radicalmente a comunicação nos atos oficiais da Justiça. Com a intermediação dos juízes de cooperação, os atos processuais de qualquer magistrado brasileiro que dependam de outro magistrado ou tribunal tendem a ser cumpridos com maior celeridade e economia.
As atribuições do juízo de cooperação no âmbito do TRE-RO são exercidas pelo juiz federal Herculano Martins Nacif, como titular, e pelo juiz da classe dos juristas, Juacy dos Santos Loura Júnior, como suplente.