A dor de uma família foi interrompida abruptamente na tarde desta quarta-feira, 17, quando uma equipe da Polícia Federal interrompeu um velório em Porto Velho, em cumprimento a um mandado de busca e apreensão, sob suspeita de crime eleitoral. O fato aconteceu durante o pesar pela perda de Maria Eliane Montes esposa do vereador Jair Montes (PTC), falecida às 10h15min do mesmo dia.
Conforme foi apurado uma denúncia anônima teria levado o juiz eleitoral Renato Bonifácio de Mello Dias a determinar busca e apreensão na residência do vereador eleito em Porto Velho, Jair Montes (PTC). Agentes da Polícia Federal cumpriram a determinação judicial no exato momento em que populares participavam do velório. A esposa do vereador Maria Eliane montes, havia falecido horas antes, o que causou grande aglomeração no local. No momento da ação da Polícia Federal o edil, Jair Montes ainda estava na funerária tratando do enterro de sua falecida esposa.
A casa do político foi cercada por agentes federais que, mesmo diante da constatação de se tratar de um velório, proseguiram com o cumprimento do mandado de busca e apreensão e procederam com a revista de todo o local na busca de supostas provas de compra de votos. Testemunhas relatam que até mesmo o forro da casa foi revistado. Nada foi encontrado. A ação foi comandada pelos delegados federais Rodrigo Nunes Bertrand e Sandro Luiz do Valle.
A determinação judicial “ex-oficio”, como descreveu o juiz, informava que “os elementos amealhados são sérios graves e demandam rápida resposta judicial”. No entanto, o relatório final da busca, assinado pelos dois delegados da Polícia Federal informou que nada de anormal foi encontrado. O juiz despachou o mandado às 12 horas desta quarta-feira.