Camargo Corrêa realiza mais uma ação de conscientização sobre a importância da inclusão social

Camargo Corrêa realiza mais uma ação de conscientização sobre a importância da inclusão social

Camargo Corrêa realiza mais uma ação de conscientização sobre a importância da inclusão social

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Dia Nacional da luta da pessoa com deficiência é celebrado no dia 21 de Setembro. Em alusão a data, a Construtora Camargo Corrêa realizou uma ação de sensibilização na Usina Hidrelétrica Jirau com entrega de cartilhas educativas, apresentação de dança por deficientes físicos e auditivos, depoimentos, interpretação de música em libras e muito mais.
Oportunizar a inclusão social, capacitar e colaborar para o maior número de pessoas com deficiência empregadas faz parte da filosofia da Construtora, que tem em seu quadro de funcionários cerca de 260 profissionais com deficiência. Frente a este número, a empresa mantém parceria com a Organização Não-Governamental (ONG) Instituto Pró-Cidadania (IPC), para treinamentos com os funcionários de suas obras para propagar a importância da inclusão social e o desenvolvimento pessoal e profissional.
“Não basta apenas empregá-lo é preciso capacitar e incluir. Este trabalho que estamos desenvolvendo juntamente com o IPC é de extrema importância a conscientização, sensibilização e instrução de todo o nosso quadro de profissionais quanto a inclusão social. A ação desenvolvida neste dia tão relevante abre portas para discutirmos mais uma vez o assunto e apresentar ao nosso público interno um pouco mais da capacidade dos portadores de deficiência”, afirma Cristiane Tessaro responsável pelo setor de responsabilidade social.
Todos são diferentes e mesmo assim são tratados como iguais, e isso não pode ser exceção com a pessoa com deficiência. “Conscientizar as pessoas a conviver harmonicamente com as diversidades é fundamental dentro de uma empresa, não só com pessoas deficientes, mas com a diversidade como um todo,” comenta o professor Alexandre Crespo do IPC, que durante três meses capacitou cerca de 200 profissionais deficientes e sensibilizou mais de 1.000 profissionais na UHE Jirau.
Ezequias Ribeiro da Silva, funcionário da Construtora, conta que aprendeu muito com a inclusão. “Trabalho diretamente com cerca de seis deficientes auditivos. Antes, achava que eles quem tinham limitações e rapidamente aprendi que a limitação era minha. Eu tive que aprender libras para me comunicar com eles e hoje meu chefe até chama minha atenção que não quero mais falar, apenas gesticular. Sinto que a inclusão foi mútua. Fico feliz por poder aprender uma nova língua e fazer parte dessa inclusão”, comenta entre risos.
Durante toda a ação, os profissionais portadores de deficiência, além de divertirem os demais com apresentações de mágica, música e dança, fizeram a entrega de 10.000 ‘Guias de Convivência para compreender melhor a pessoa com deficiência’, que apresentam dicas de como agir diante de cada deficiência, nas saídas dos refeitórios das margens direita e esquerda da Usina.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS