A Energia Sustentável do Brasil (ESBR), empresa de propósito específico responsável pela exploração do Aproveitamento Hidrelétrico Jirau em Porto Velho (RO), desenvolve 33 programas socioambientais no entorno do canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Jirau, assim como na área da própria obra, em construção desde junho de 2009. No sábado (15), 42 estudantes e três professores do curso de Engenharia Ambiental da Faculdade Integrada de Cacoal – UNESC – conheceram de perto algumas das ações realizadas nesses programas.
Com um investimento total em torno dos R$ 15 bilhões, a ESBR está investindo R$ 1,2 bilhão somente na área socioambiental, construindo junto com Jirau, um novo paradigma na construção de grandes empreendimentos hidrelétricos no país. “É gratificante saber que uma obra deste porte tem a responsabilidade de manter o meio ambiente preservado, através de programas e iniciativas como o aterro sanitário daqui”, diz Leidiane Caroline Costa, estudante do 4º período de Engenharia Ambiental.
O gerente de Meio Ambiente da ESBR Jairo Guerrero recebeu o grupo para falar sobre a execução dos programas da empresa e as boas práticas adotadas na área. “Com esta visita, os estudantes puderam vivenciar o que estão aprendendo na sala de aula. Conheceram as técnicas de tratamento de água e esgotos que nós utilizamos e as diferentes medidas de controle de erosão e recuperação de áreas degradadas, por exemplo. Além dos programas de meio ambiente, como o de conservação da fauna silvestre”, relata Guerrero.
Durante o percurso, alunos e professores ainda visitaram a barragem em construção, os alojamentos, o laboratório de ictiofauna e limnologia, assim como o refeitório, onde foi servido o almoço aos visitantes.