Bancários de todo o país deram inicio à paralisação nacional que já estava programada para esta terça-feira (18). Em Rondônia, dois mil e quinhentos trabalhadores, espalhados em cento e dez agências, cruzaram os braços e apenas retornam às atividades quando tiverem atendida a pauta de reivindicação, que inclui um a exigência de um piso salarial de R$ 2,4 mil reais.
Para o presidente do SEEB/RO (Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro do Estado de Rondônia), José Pinheiro de Oliveira, os problemas em Rondônia não se limitam apenas à problemas salariais envolvendo os trabalhadores.
Para José Pinheiro, o estado de Rondônia precisa que seja construído no mínimo o dobro de agências para poder dar um atendimento, ao menos digno, aos usuários do sistema bancário. Ele também acredita mais profissionais precisam ser contratados com urgência para evitar as longas filas nos bancos.
“Nossa paralisação não se limita apenas ao contexto salarial, é um luta por melhorias para os trabalhadores e para quem utiliza o serviço, não podemos continuar a sermos tratados de qualquer forma. Entendemos os transtornos que a comunidade passa com paralisações dessa espécie, porém não existe alternativa”, concluiu José Pinheiro de Oliveira.
No momento apenas os serviços disponibilizados nos caixas eletrônicos estão funcionando normalmente.
VEJA ABAIXO COMO UTILIZAR OS SERVIÇOS BANCÁRIOS NO PERÍODO DE GREVE
CAIXAS ELETRÔNICOS
O cliente pode efetuar pagamentos (desde que não estejam vencidos), saques, consulta de saldo, depósitos, transferências, contratações, recebimento de benefícios, talões de cheque, bloqueio de desbloqueio de cartões, investimentos e recarga de celular.
INTERNET
Pelo internet banking, é possível fazer consultas de saldo, extrato, lançamentos futuros, informe de rendimentos, investimento, poupança e aplicações e transações agendadas.
Além disso, podem ser feitos agendamento de pagamento de contas (água, luz, telefone e gás); bloqueto de cobrança; pagamento de impostos, licenciamento de veículos e recarga de celular.
TELEFONE E CELULAR
Por telefone é possível efetuar o pagamento de boleto a vencer, mesmo sendo de outra instituição, pagamento de conta de consumo (água, luz, telefone, gás) e pagamento de imposto e taxas. Além disso, é possível consultar saldo, fatura do cartão de crédito, entre outros.
Por celular, geralmente, é possível consultar saldos, verificar extratos, comprar e vender ações, e recarregar o celular.
CORRESPONDENTES
Em supermercados, Correios, casas lotéricas e outros estabelecimentos autorizados, é possível pagar contas, sacar dinheiro e benefícios, depositar, consultar saldos e extratos de contas correntes e poupanças, fazer Declaração Anual de Isento (Imposto de Renda), entregar propostas de cartão de crédito, conta corrente, cheque especial e empréstimo por consignação para aposentados, pensionistas do INSS, empregados de empresas conveniadas e recarga de celular pré-pago.
O consumidor que tiver dúvidas ou quiser reclamar, pode procurar o Procon de sua cidade ou um dos canais de atendimento da fundação. (Informações do Portal Terra.com)