Considerada como modelo de geração de energia sustentável no país, a Usina Hidrelétrica Jirau, uma das principais obras do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, do Governo Federal – recebeu os alunos do curso técnico em Eletromecânica, que a Energia Sustentável do Brasil (ESBR) oferece em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). No dia 12, os estudantes que residem em Jaci e em Nova Mutum Paraná, conheceram de perto a grandeza do empreendimento.
Iniciado em dia 18 de abril deste ano, o curso de Eletromecânica terá a duração de dois anos. Um ano e meio de aulas ministradas, somado a seis meses de estágio na Usina Jirau. Ao final, os estagiários terão seu desempenho avaliado durante todo o curso, com a oportunidade de serem contratados para atuarem na operação e manutenção de Jirau.
“Na Energia Sustentável do Brasil, consideramos como fator primordial a sustentabilidade da continuação e operação da Usina Jirau, com o trabalho de profissionais de Rondônia, através do surgimento de novos postos de atuação”, ressalta Denise Vieira, gerente de Recursos Humanos da ESBR.
Para otimizar o aproveitamento da visita, a turma de 50 alunos foi dividida e uma parte conheceu a obra de manhã e a outra, no período da tarde. “Em sala de aula é mais teoria e não temos a dimensão da obra. Vendo de perto, começamos a nos familiarizar com a Usina”, comenta o estudante Leonardo Silva de França.
Cada aluno também pode expandir seus conhecimentos com a exibição de dois vídeos e um slide sobre o projeto e os 33 programas socioambientais desenvolvidos. “Esta é a primeira visita dos alunos ao empreendimento. E este dia sempre esteve no anseio de todos eles. Aqui, tiveram várias explicações do projeto e a constatação da grandiosidade da obra”, afirma a coordenadora pedagógica do SENAI, Klênia Borges Peres.
Com pouco mais de 70% da obra realizada, a Usina Hidrelétrica Jirau terá 3.750 MW de capacidade instalada de geração, energia suficiente para abastecer mais de 10 milhões de residências, proporcionando mais qualidade de vida e desenvolvimento sustentável para um futuro melhor de Rondônia e de todo o país.