Afundou
Algumas coisas na política não dá para entender. Em algum momento, Mário Sérgio teve um lampejo de inspiração e acreditou que poderia ser prefeito de Porto Velho. Reuniu equipe, programou uma campanha e chegou a obter dinheiro para começar o processo. Na metade do primeiro mês a coisa desandou. Teve um entrevero com um dos financiadores que não contou conversa, foi no comitê e recolheu móveis e equipamentos que havia comprado, deixando o rapaz desnorteado. A Agência Norte, que estava fazendo seu programa eleitoral também abandonou o barco e isso ficou nítido nos comerciais.
Para piorar
Uma série de denúncias contra a Empresa de Desenvolvimento Urbano, que foi administrada por Mário Sérgio durante anos, resultaram em uma operação de busca e apreensão de documentos, troca de acusações entre empresários e pessoas do primeiro escalão da prefeitura e deve fechar com prisões e muitas confusões. E a coisa foi tão séria que até mesmo Roberto Sobrinho, que sempre evitou confrontos, resolveu tirar o corpo fora e empurrou o abacaxi para o colo de Mário Sérgio. Em declarações à imprensa, ele disse ter sido o responsável pelas denúncias junto ao Ministério Público. Ou seja, quem pariu Mateus que embale.
Daí
Nos resta aguardar o desenrolar desse complicado capítulo das eleições 2012.
Preso
Na última sexta-feira, em pleno feriado, a Polícia Federal prendeu o candidato a vereador Edvilson Negreiros em Porto Velho. Ele foi acusado de compra de votos. A denúncia foi feita pelo telefone 148, da Justiça Eleitoral.
Lixo
Essa é a melhor classificação que podemos fazer em relação ao serviço prestado pela OI/Brasil Telecom em Rondônia. Desde domingo que o sistema de telefonia e internet não funciona. Nesta segunda, durante todo o dia a internet ficou instável. E isso porque a empresa havia prometido que “nunca mais teria apagões”.
O caso
Uma propaganda eleitoral do PSOL em Joinville (SC) vem causando uma confusão das grandes naquelas bandas. O candidato a prefeito Leonel Camasão mostrou em seu programa um beijo gay entre duas pessoas do sexo masculino. O Jornal da Cidade classificou a cena como “asquerosa e nojenta” em uma coluna e a Promotoria de Direitos Humanos e Cidadania do Ministério Público aceitou uma ação contra o jornalista e editor-chefe do veículo, João Francisco da Silva.
Em defesa
Dono do Jornal da Cidade, Vitor Manoel de Oliveira Guilhereme afirma que vai recorrer judicialmente quando for intimado e manterá a linha editorial. “Na verdade não se falou mal de ninguém, se falou mal da ação do beijo. O promotor ou juiz que ler a matéria vai ver que não existe nenhuma espécie de discriminação. É um despropósito o beijo gay entrar na casa das pessoas principalmente financiado pelo próprio povo. A repercussão que deu 95% dos comentários das pessoas são a favor da opinião do jornal. É uma opinião do jornalista e é a opinião da empresa. Se a empresa permitiu que ele escrevesse isso é a opinião da empresa", argumentou o empresário.
Já o MP
A promotora Simone Cristina Schultz pediu a retirada de circulação da edição número 50 do Jornal da Cidade, tanto a versão impressa, quanto o conteúdo apresentado na internet. "Como essa situação foi muito grave e está causando um prejuízo à imagem à dignidade dessa minoria e desse grupo, pedimos liminarmente que essa edição seja retirada de circulação. Como é uma liminar tem que ser analisada com brevidade pelo judiciário. Se começar a ser de forma reiterada, vamos pedir a suspensão do jornal por um prazo", declarou a promotora. Se a edição não for retirada, a ação também apresenta a aplicação de uma multa diária no valor de R$ 10 mil, em caso de descumprimento da decisão e o pagamento de indenização de 300 salários mínimos por dano moral coletivo, a ser destinado a fundos de promoção da cidadania LGBT.
E você?
Concorda com a ação do Ministério Público ou com a opinião do jornal? A reportagem sobre o caso pode ser lida AQUI.
Novo ministro
A presidenta Dilma Rousseff confirmou na tarde desta segunda-feira (10) a indicação do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Teori Albino Zavascki para o Supremo Tribunal Federal (STF). Ele assumirá a vaga aberta com a aposentadoria de Cezar Peluso. A informação foi comunicada pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, em telefonema ao presidente do STJ, ministro Felix Fischer. No STJ, Zavascki atua na Corte Especial – órgão responsável, entre outros processos, pelo julgamento de autoridades com foro privilegiado –, na Primeira Turma e na Primeira Seção, especializadas em matérias de direito público. Entre os temas inseridos nesse ramo estão causas ligadas a servidores públicos e anistia, improbidade administrativa e tributos.
Fale conosco
Contatos com a coluna podem ser feitos pelos telefones (69) 3219-3474 / 9209-0887, ou ainda pelo e-mail alan.alex@gmail.com. No Facebook/painel.politico, no Twitter/painelpolitico ou ainda no www.painelpolitico.com. Caso queira entregar denúncias ou documentos, favor encaminhar para Avenida Abunã, 1345, Olaria, Porto Velho – RO aos cuidados de Alan Alex.
Cientistas controlam proteína que desenvolve o câncer de mama
Através de testes realizados com ratos, cientistas da Universidade John Hopkins, nos Estados Unidos, conseguiram controlar a proteína HIF-1, apontada como a responsável pela propagação do câncer de mama para os vasos linfáticos. Nos animais foram injetadas células cancerosas do seio, que logo se espalhavam para os pulmões. A equipe descobriu, porém, que, ao bloquear a HIF-1, através de modificações genéticos no corpo inserido, o crescimento do tumor é afetado e a metástase interrompida. Os cientistas já sabiam que as células danificadas poderiam crescer tão densamente que sentiriam a falta de oxigênio. Para sobreviver, portanto, seria necessário provocar o crescimento de novos vasos sanguíneos, que se dá, revela a pesquisa, através da HIF-1. A multiplicação das células cancerosas para o sistema linfático é o primeiro passo para a disseminação da doença em todo o corpo. Controlar a ação da substância pode se tornar um importante método para combater o mal. — Nós descobrimos que o aumento dos níveis desta proteínas está associado ao crescimentos dos vasos tumorais e com a mortalidade do paciente. É diretamente responsável, portanto, pela propagação do câncer de mama para os vasos linfáticos — diz Gregg Semenza, um dos autores do estudo.