Audiência
O secretário de Defesa e Cidadania Marcelo Bessa recebeu na manhã desta terça-feira a diretoria da Associação Rondoniense de Jornalistas (ARJ), além de representantes de alguns veículos de comunicação para tratar do lamentável episódio envolvendo o jornalista Rubens Coutinho (Tudorondonia) e o lutador-médico Sérgio Melo, que tentou assassinar o editor do site Tudorondonia.com à golpes de jiu-jitsu na madrugada de sábado em Porto Velho. Bessa estava acompanhado do delegado responsável pelo caso, Geremias Mendes.
Providências
De acordo com Marcelo Bessa o caso está tendo prioridade por parte da secretaria de Defesa. Uma das primeiras providências tomadas pelo delegado responsável foi a de mudar a figuração do crime, que estava tipificado como “lesão corporal”, de menor potencial ofensivo, para tentativa de homicídio. Isso por que existem agravantes, primeiro a premeditação, já que existia ameaça real, tendo sido inclusive registrada no 1º DP no dia 6 de junho, pelo agente de polícia Vivaldo de Almeida Monteiro sob o número 12E10010065-90 pelo próprio Rubens Coutinho, depois pelo fato do médico ser lutador de artes marciais, o que por si só já é extremamente grave, dado o fato dele ter conhecimento de técnicas que podem deixar graves sequelas ou mesmo levar à morte.
Urso Branco
O secretário deixou claro que não vai permitir nenhum tipo de agressão, principalmente quando se trata do legítimo exercício da profissão, como foi o caso em questão. Rubens Coutinho não foi massacrado em uma simples briga de bar. Ele foi ameaçado em duas ocasiões anteriores e foi espancado quase até a morte por mostrar em seu veículo de comunicação, arbitrariedades cometidas por Sérgio Melo enquanto este ocupava um cargo público. Quem assume função pública, está sujeita a críticas e fiscalização. Em nenhuma das reportagens Rubens foi calunioso, desrespeitoso ou leviano, apenas mostrou situações encaminhadas inclusive por populares, já que jornalista não tem o dom da adivinhação. Vídeos e informações normalmente são encaminhadas por pessoas que estão em determinados locais no momento do fato. É questão de tempo aparecer um vídeo ou uma imagem mostrando o lutador-médico espancando o jornalista. O secretário disse que, caso Sérgio ameace mais alguém ou tente coagir testemunhas, será preso e encaminhado ao Urso Branco.
Prazos
Nos próximos dias a polícia estará reunindo subsídios, ouvindo testemunhas e coletando provas para concluir o inquérito. Para Adércio Dias, presidente da Associação Rondoniense de Jornalistas, a resposta dada pela Sesdec ao episódio foi satisfatória e ele afirmou que a ARJ estará acompanhando toda a tramitação das investigações. Agora é deixar a polícia fazer seu trabalho.
Unidade
Vale destacar que nesse caso toda a categoria, independente de problemas pessoais se uniu para buscar uma solução e cobrar providências. Essa unidade é importante, principalmente no que diz respeito ao estressante cotidiano da profissão. A Associação Rondoniense de Jornalistas nasceu com o propósito de fazer essa unidade, uma realidade. Em breve a ARJ estará realizando atividades e abrindo para novas filiações.
Chamada
E na semana que vem estará sendo agendada uma reunião com a direção da ARJ para tratar de assuntos referentes a entidade. Informações com Adércio Dias, que na próxima quinta-feira estará encaminhando e-mail com mais informações.
Corporativismo
E o Conselho Regional de Medicina de Rondônia, CREMERO, resolveu enviar uma infeliz nota sobre o caso envolvendo seu filiado, Sérgio Melo. Infeliz por que seria melhor se continuasse como estava, calado. A nota afirma que “a agressão ao jornalista não ocorreu no mister do exercício profissional nem mesmo dentro de dependências médico-hospitalares, não configurando, assim, infringência ao código de ética que rege a profissão médica, tratando-se de caso para ser resolvido em outras esferas( policial e judicial)”.
Isso é evidente
Porém o comportamento de Sérgio Melo atinge em cheio a categoria, que nunca foi lá muito reconhecida por punir quem erra, até mesmo no exercício da profissão. Podemos citar dezenas de exemplos, mas só para simplificar, vou dar um, o do médico Jovânio Silva dos Santos, que era funcionário do Tribunal de Contas e era contratado do Estado como ortopedista sem sequer ter sido aprovado na especialização. Até hoje não houve nenhuma resposta por parte do CREMERO. Nem vamos entrar em outras conversas.
Necessário
Seria que o CREMERO ao menos suspendesse o médico “quebra-ossos” até que o inquérito fosse concluído. O comportamento de Sérgio Melo é reprovável e ele não está apto sequer a atender pacientes.
Tá feia a coisa
Já que o assunto é segurança, a cidade de Porto Velho foi assolada por uma onda de furto de motocicletas. As campeãs são as Honda modelo Bros e CG, ambas de 125 cilindradas. Na noite de sábado, no Arraial Flor do Maracujá foram registrados 20 casos de furtos. Nas proximidades do Porto Velho Shopping ao menos uma moto é furtada todos os dias. No Conjunto Marechal Rondon foram furtadas em quatro dias, quatro motos.
Mercado
E a Bolívia é o destino da maioria das motocicletas roubadas. Apesar da polícia ter intensificado as blitz, a roubalheira também aumentou. Seria interessante a Polícia Civil dar uma geral nas lojas de peças usadas, muitas motos são desmanchadas para venda de peças. Na semana passada, uma CG 125 Fan foi roubada na frente do escritório da Revista Painel Político, no Marechal Rondon. Na delegacia de Furtos e Roubos de Veículos o conselho dado foi, “reze para ter sorte e a moto ser encontrada”. Na maioria dos casos os donos ficam a ver navios, por que as motos mesmo...
Pior
É que a grande maioria continua pagando o bem mesmo depois dele ter sido roubado, o que é uma tremenda sacanagem. Até por que quem anda de moto CG é por que não tem dinheiro para comprar um carro. Imagine ficar pagando duas motos para não ter o nome sujo. Coisas de Brasil.
Candidatos
O candidato a prefeito de Porto Velho, Mario Português (PPS), lança nesta quarta-feira (5) o Programa 23, seu plano de governo. Mario e o vice Genaro receberão a população, imprensa, amigos e correligionários no auditório do Hotel Rondon Palace, às 9h30min. Já Miguel de Souza, vice de Fátima Cleide falou ao público do I Fórum Cívico do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Rondônia, formado por profissionais e estudantes, e propôs a revisão do Plano Diretor do município de Porto Velho já no início de 2012. Ele foi o único candidato que defendeu tal proposta. No mesmo evento, Mariana Carvalho falou sobre uma das principais metas da sua gestão, a valorização de técnicos na equipe administrativa. “Quero pessoas qualificadas no meu governo, inclusive podemos realizar concursos entre arquitetos para Prefeitura concretiza os projetos selecionados, a exemplo do que é feito em algumas cidades do Brasil como Curitiba”, concluiu.
Tucanagens
E Mariana Carvalho embarcou para São Paulo onde grava programas eleitorais na companhia de estrelas do PSDB, como José Serra e Aécio Neves.
Melhorou
Sensivelmente a qualidade do programa eleitoral de Mauro Nazif. Decidiram usar Dalton Di Franco, candidato a vice e que trabalha em televisão para interagir, ficou muito mais dinâmico.
CPI
E o vereador Edmilson Lemos (Edmilson da Dimples) vai presidir a CPI que vai investigar a Empresa de Desenvolvimento Urbano de Porto Velho - EMDUR. Diz ele que vai “virar de cabeça para baixo” todos os contratos e apontar responsáveis.
Fale conosco
Contatos com a coluna podem ser feitos pelos telefones (69) 3219-3474 / 9209-0887, ou ainda pelo e-mail alan.alex@gmail.com. No Facebook/painel.politico, no Twitter/painelpolitico ou ainda no www.painelpolitico.com. Caso queira entregar denúncias ou documentos, favor encaminhar para Avenida Abunã, 1345, Olaria, Porto Velho – RO aos cuidados de Alan Alex.
Amigos e namorados (as) engordam, dizem psicólogos
Pessoas que escolhem pratos não saudáveis do menu podem influenciar as escolhas alimentares do amigo (a) ou parceiro (a). É o que diz estudo da Universidade de Birmingham, na Inglaterra. A pesquisa envolveu 100 voluntárias do sexo feminino. Elas deveriam fazer uma escolha entre frutas e legumes ou batatas fritas, doces e salsichas. A experiência mostrou que as opções escolhidas combinam frequentemente com as das pessoas mais próximas. A influência existe mesmo quando a voluntária se encontra em uma dieta. O resultado, dizem os pesquisadores, ajuda a explicar o porquê de algumas pessoas se queixarem de engordar quando estão em um relacionamento. A resposta seria a vontade de agradar o companheiro (a).