Na tarde de sexta-feira, 24, os invasores da área localizada na Avenida Prudente de Morais, entre a BR-364 e a Avenida Rio de Janeiro, foram visitados pela Polícia Militar Ambiental e por fiscais da Coordenação de controle Ambiental do Município. A presença das autoridades foi motivada pela reincidência em crime ambiental com a realização de nova queimada no local.
Os policiais apenas deram respaldo a ação dos agentes municipais na notificação dos invasores. O representante do movimento, identificado como Osmar Bastos, afirmou não saber quem deu início ao incêndio, mas garantiu não ter sido nenhuma das famílias já cadastradas por ele.
A liderança dos sem-teto alertou ainda que todas as pessoas foram devidamente registradas pela coordenação do movimento e que todos estão inscritos no programa “minha casa, minha vida”, do Governo Federal e só decidiram invadir a área por não terem sido contemplados pelo programa.
“Nós temos sabemos que em todo movimento como este que estamos realizando sempre tem um ou outro que se aproveitam da situação e mesmo já tendo casa tentam se infiltrar para ter lucro com a invasão, mas não temos como ter esse controle”, argumentou Osmar Basto.
Ainda segundo afirmações dele, “o que nós queremos é chamar a atenção das autoridades para o fato de que pessoas realmente precisam não têm acesso a moradia que é direito constitucional, enquanto sabemos de pessoas ricas e com grandes salários que receberam casas do programa Minha Casa, Minha Vida”, desabafou o líder do movimento.
Durante a presença da equipe de reportagens do RONDONIAOVIVO não houve nenhum conflito no local, apesar de alguns dos posseiros estarem armados de facões.