Após percorrer o interior, jornada pedagógica do TCE chega a Porto Velho

Após percorrer o interior, jornada pedagógica do TCE chega a Porto Velho

Após percorrer o interior, jornada pedagógica do TCE chega a Porto Velho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A jornada pedagógica empreendida pelo Tribunal de Contas (TCE), por meio da Escola Superior de Contas (Escon), para repassar as novas regras da contabilidade pública aos municípios e empresas prestadoras de serviços contábeis às prefeituras e câmaras encerrou, nesta sexta-feira (24), em Ariquemes, sua terceira etapa, a última no interior do Estado.
A capacitação agora será desenvolvida em Porto Velho, a partir da próxima segunda-feira (27). O evento começa às 8 horas, no auditório do TCE. Todas as orientações são repassadas por instrutores da própria Corte: os auditores Omar Dias e Erivan Oliveira e os técnicos de Controle Externo, Francisco Barbosa, Allan Albuquerque e Jorge Eurico.
As três primeiras etapas do curso, realizadas em Vilhena, Cacoal e Ariquemes, reuniram mais de 400 pessoas, entre gestores, contadores, controladores internos, assessores jurídicos e prestadores de serviços contábeis às administrações municipais.
Fazendo um balanço da capacitação até o momento, o auditor Omar Dias acredita que, de um modo geral, o objetivo foi cumprido. “Embora o assunto seja complexo, acredito que quem participou pôde se inteirar sobre as novidades, colhendo orientações e informações muito úteis para sua atividade, seja nos municípios ou nas empresas que prestam esse tipo de serviço às prefeituras e câmaras”, disse.
O evento serviu para esclarecer sobre as alterações sofridas pela contabilidade aplicada ao setor público, a partir da nova legislação. Foram abordados desde conceitos e noções sobre contabilidade pública até ações e instrumentos importantes, como reavaliação e depreciação do patrimônio, Plano de Contas Único, entre outros. Também foi repassada informação sobre a Instrução Normativa nº 30/TCE-RO/2012.
 Além das instruções, em todos os polos foi aberto espaço para debates e esclarecimentos sobre esse novo momento pelo qual passa a contabilidade pública brasileira, que busca se adaptar às normas internacionais.
 As mudanças seguem cronograma preestabelecido em portarias da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). A partir de 2013, todos os entes da federação – União, estados, Distrito Federal e municípios – deverão estar atuando em conformidade com a legislação.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS