Dados disponibilizados pelo Programa de Educação Tutorial – PET do curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Rondônia - UNIR.
Em pesquisa realizada na cidade de Porto Velho, 48% dos entrevistados avaliaram o transporte coletivo como péssimo, 27% consideram ruim, 21% regular, 3% bom e 1% ótimo.
A pesquisa de opinião foi realizada com 600 usuários e teve como foco principal mensurar a qualidade do transporte oferecido. Perguntas como tempo de deslocamento, climatização e problemas com segurança apontam para um sistema ruim de transporte. As entrevistas ocorreram nas paradas de ônibus em vários pontos da cidade de Porto Velho, visando conseguir usuários das diferentes regiões. Os questionários foram aplicados no mês de março.
Questionados sobre a quantidade de coletivos disponível por região, 68% consideraram que há poucos veículos disponíveis, enquanto que apenas 32% acharam razoável ou suficiente.
Em relação à lotação dos coletivos, 58% afirmam que os coletivos estão sempre lotados nos horários em que utilizam, 21% consideram algumas vezes, 19% nem sempre e 2% quase nunca.
Segundo a opinião dos entrevistos, a climatização dos coletivos é considerada por 72% como péssima, 20% como ruim, 6% como regular, 1% como bom e 1% como ótima.
Com relação ao nível ruído, 50% consideram péssimo, 28% ruim, 20% regular, 2% bom.
Quando perguntado sobre a tarifa cobrada, 63% acham muito caro, 27% consideram caro, 9% razoável e apenas 1% apontam a tarifa com barata.
Sobre o que seria necessário para melhorar o transporte, os usuários apontam que deveria ocorrer um aumento da frota disponível, melhoria das estradas, paradas melhores e novas linhas.