O curso qualificou 41 alunos das mais diversas áreas proporcionando conhecimento e facilitando a comunicação entres os surdos e ouvintes. Esta constitui a terceira turma formada neste curso que já atendeu 100 alunos da comunidade e sociedade local.
Segundo a coordenadora do Projeto, Pâmela Viana, o curso de Libras tem como finalidade proporcionar o acesso das pessoas surdas com a comunidade em geral facilitando a comunicação e quebrando barreiras do preconceito e discriminação.
De acordo com o professor William Sestito o curso de Língua Brasileira de Sinais vem atender um público ligado diretamente aos PcD’s, tais como: Professores da rede publica e privada, Fonoaudiólogos, Policiais Militares, Assistente Sociais, Bancários, e demais áreas que participaram do curso.
A acadêmica do 8º período de Fonoaudiologia da Faculdade São Lucas e aluna de Libras, Madilane Camila ressalta que “o curso foi fundamental para conhecer e entender a principal forma de comunicação dos surdos e que oportunizará de desenvolver minha profissão com maior facilidade e precisão nos atendimentos a pessoas com surdez”, afirmou.
A Interlocutora do PSAI em Rondônia, Maria Batista explica que o Programa está subdividido em duas vertentes de atendimento: Vertente PcD (Pessoas com Deficiência); e a vertente REGI: (Raça, Etnia, Gênero e Idosos). “O programa PcD’s é uma vertente do Programa SENAI de Ações inclusivas (PSAI) que objetiva incluir nos cursos da instituição, pessoas com deficiência, expandir ainda o atendimento a negros e índios, oportunizar acesso das mulheres aos cursos estigmatizados para homens e vice-versa, bem como, requalificar na educação profissional pessoas acima de 45 anos e idosos”, disse.