Navegação do rio Madeira é debatida na ANA

Navegação do rio Madeira é debatida na ANA

Navegação do rio Madeira é debatida na ANA

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A dragagem do rio Madeira, a sinalização da hidrovia e a transposição dos troncos que passam pelas usinas de Santo Antônio e Jirau, a jusante, ou seja, rio abaixo foram os assuntos da pauta da reunião ocorrida na quarta-feira (15), na Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília.
O diretor presidente da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (Soph), Ricardo de Sá Vieira solicitou ao Ibama que autorize o quanto antes uma licença para que o Dnit realize a dragagem dos bancos de areia nos pontos preocupantes do rio Madeira. O pedido de Ricardo de Sá foi para que a navegação no rio não sofra interrupções. “Nós percebemos que a régua do rio está boa, contudo o assoreamento foi maior que nos anos anteriores, por isso estamos solicitando com urgência a dragagem”, explicou.
Quanto à transposição dos troncos do rio, o presidente do Sindifluvial, Sindicato das Empresas de Travessia e Navegação, Transporte de Passageiros, Veículos e Cargas Lacustre e Fluvial do Estado de Rondônia, Raimundo Holanda, sugeriu que fossem retidos todos os troncos que descem o rio. Caso não seja possível, que façam um refino, isto é, que apenas os menores, desçam o rio, mas que sejam cortados e que os maiores sejam retirados e aproveitados.
Para o superintendente de Navegação Interior da Agência Nacional de Transportes Aquaviários, Adalberto Tokarski a preocupação é quanto ao risco de afundamento de embarcações e avarias, e também prejuízos nos cais flutuantes, não só no porto da capital do Estado, mas no porto de Manicoré, Humaitá e Borba que estão no eixo da hidrovia do Madeira.
Tokarski disse que houve avanços na reunião, mas ainda há uma preocupação quanto à barragem de Jirau que está prevista a encher novamente em águas baixas. “Nós da Antaq nos posicionamos contrários a isso, a energia é importante, mas não podemos deixar que não se olhe o múltiplo uso do rio, que é a navegação interior”, destacou. Atualmente 4% da produção de grãos do país passa pelo rio Madeira com destino ao porto de Itacoatiara, no Estado do Amazonas.
Ficou decidido que o Ibama organize um comitê técnico para a discussão quanto a transposição dos trocos, juntamente com os demais órgão envolvidos e que o Dnit fique responsável para chamar os órgão envolvidos para um comitê técnico também fazer um debate de como se resolver a questão do assoreamento na hidrovia do Madeira, no sentido que se tenha uma navegação segura no rio Madeira.            
Participaram também da reunião, o superintendente de Uso Múltiplos das Águas, da ANA, Joaquim Gondin, o diretor Administrativo do Soph, Leudo Buriti, além de representantes do Ministério dos Transportes, Ibama, Aneel, ANP, Usina Santo Antônio Energia e Jirau.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS