Começa hoje (14) e vai até sexta-feira (17 de agosto) a edição 2012 da Feira Brasileira para a Indústria Têxtil (Febratex), na cidade de Blumenau, em Santa Catarina. Empresários rondonienses do Projeto Procompi Confecção embarcaram na tarde ontem (13) para participar de mais uma missão empresarial, entre eles, Helena Aparecida Riça Mourão (Bigmar); Melbe Arauz Suares (Mezzo); Daniel Pinheiro Ferreira (Rondônia Bonés); Paulo Aquino da Silva Junior (Brisa) e André Ricardo Cruz Garcia (Nativa). A FIERO e o SENAI serão representados no evento pela colaboradora Margareth Riça Mourão.
A presidente do Sindicato das Indústrias de Confecção do Estado de Rondônia (Sindivest/RO), Helena Mourão ressaltou a importância da missão para o segmento. “Participar da Febratex é uma excelente oportunidade para conhecermos o que existe de mais moderno em tecnologia e novidades para o setor têxtil” disse.
Minutos antes do embarque, Helena comentou que o apoio da FIERO, tendo à frente o presidente Denis Baú e do diretor do SENAI/RO, Vivaldo Matos tem sido fundamental para o crescimento do setor no Estado. “Ambos têm efetivamente incentivado os empreendedores do segmento por meio de eventos, projetos, capacitações, da FEIRON Fashion, cursos e missões empresariais com o objetivo de fortalecer a indústria têxtil de Rondônia”, comentou a empresária.
Além da visitação à Feira, os empresários terão a oportunidade de conhecer a unidade do SENAI Blumenau, onde está instalado o Centro de Tecnologia Têxtil.
No ponto de vista do presidente Denis Baú a efetiva participação dos empresários nas missões demonstra a mudança da visão dos empreendedores. “Vale destacar ainda as indústrias de confecção, seja na capital ou no interior que se modernizam, investindo em equipamentos de ponta e na capacitação de mão de obra. Importante também destacar o trabalho desenvolvido pelo Sindivest/RO, as ações da FIERO e SENAI, que não medem esforços para disponibilizar profissionais mais qualificados para este crescente mercado de trabalho”, finalizou.
Para esta edição o evento vai contar com 15 mil metros quadrados onde se reunirão 350 estandes com mais de 1900 marcas representadas. A Febratex vai realizar os tradicionais eventos paralelos, como o Seminário Tecnológico promovido pela ABTT (Associação Brasileira de Técnicos Têxteis) e o Brasil Fashion Designers que, nesta edição, será voltado para os três estados do Sul do país: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
O assessor especial da FIERO e gestor do Procompi Confecção, Antônio Rocha Guedes falou sobre a importância do projeto para Rondônia que vive o estágio da industrialização e os empresários têm que acompanhar essa sinergia do desenvolvimento para se incorporar aos pólos industriais.
Guedes ressaltou ainda que são fundamentais projetos quanto à visualização de outros mercados e a troca de experiências entre empresários que atuam no mesmo segmento. “A presença dos empresários locais em feiras renomadas como a Febratex é mais um passo neste processo de fortalecimento da indústria rondoniense do setor têxtil”, disse.