Empresários brasileiros e peruanos fecham negócios na Expo Peru Amazônia

Empresários brasileiros e peruanos fecham negócios na Expo Peru Amazônia

Empresários brasileiros e peruanos fecham negócios na Expo Peru Amazônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

As atividades de negócios da Expo Peru Amazônia, no dia 09 de agosto foram proveitosas. 70 empresas peruanas, provenientes das cidades de Lima, Arequipa, Ica, Moquegua e Tacna expuseram produtos e atraíram a atenção de empresários brasileiros dispostos a fechar negócios. Participaram aproximadamente 200 empresários brasileiros durante todo o evento e 88 estiveram presentes no fechamento de negócios. Diversos foram fechados e inúmeros contatos foram efetivados.
Produtos como, tecidos, utensílios de metal, frutas e temperos e material para acabamento de construções, foram expostos. Empresas prestadoras de serviços também estiveram presentes. Os produtos que mais chamam a atenção do país andino em Rondônia, nesse primeiro momento, segundo o conselheiro econômico da embaixada peruana em São Paulo, Antônio Castillo, são os cereais, carnes, soja e óleo. “Essa parceira será muito importante para Rondônia e para o Peru. E nós esperamos que o governo do estado e a Federação das Indústrias de Rondônia, aceitem o desafio de fazer uma Expo Rondônia no Peru”.
Empresas peruanas dos setores de alimentos, confecções e manufaturas diversas, estiveram em contato direto com os empresários brasileiros. O chefe de exportação do Grupo peruano Klaus Brass, que trabalha com produtos de Latão (liga de Cobre e Zinco), Santiago Gomes, disse que Peru e Porto Velho, podem ser parceiros estratégicos, pois ambos têm produtos que interessam. “Eu creio que se as autoridades brasileiras, trabalharem para facilitar mais o comércio entre o Peru e Brasil, ambos poderão crescer juntos”.
Uma empresa de navegação de Manaus com filial em Porto Velho, fechou parceria com uma empresa de navegação portuária que abrirá o comércio no Norte do Peru. O diretor vice-presidente da empresa, Claudomiro Carvalho, disse que há interesse por parte das empresas do Peru em trazer fertilizantes e Rondônia, pode levar açúcar, óleo de soja e leite em pó. “Agradecemos a iniciativa de promover a Expo Peru, para que possamos integrar as empresas e fazer desenvolvimento internacional. O mercado começa a mostrar suas viabilidades a partir de um bom sistema de logística”, finalizou ele.
O presidente da ABIH/RO – Associação Brasileira da Indústria Hoteleira de Rondônia, Beto do Trento, também esteve presente no evento e fez contato com o Presidente da Câmara de Hotelaria de Puno, Romã Elio e o empresário hoteleiro, Eduardo Piñedo. Beto levou os empresários para conhecer alguns hotéis de Porto Velho e trocaram alguns materiais promocionais. Segundo ele, é importante estreitar esse relacionamento no turismo. “Temos como montar pacotes e oferecer aos peruanos e vice-versa, porém é preciso que haja, também, a vontade política. Tivemos uma conversa proveitosa com os peruanos. Começamos o relacionamento.
Agora precisamos efetivar a parceria”. Ainda conforme Beto, a SETUR- Secretaria de Esporte e Turismo de Rondônia, através do secretário Basílio Leandro, vem fazendo um bom trabalho. “Agora só precisamos montar os pacotes e efetivar a parceria”. O voo de Lima a Porto Velho, leva menos tempo do que de Porto Velho a Brasília, então há uma grande facilidade no deslocamento.
Os peruanos esperam fazer negócios com Rondônia, na ordem de 30 milhões de dólares. O ministro do Comércio Exterior e Turismo do Peru, José Luis Silva Martinot, disse que é preciso melhorar alguns aspectos da logística, para facilitar as exportações entre Peru e Brasil, mas que é totalmente viável a realização de negócios. “Ambos desejamos o desenvolvimento para os nossos povos. Temos produtos que se complementam e empresários que querem fechar negócios, agora precisamos somente, maior comercialização”.
Ao final, o evento foi encerrado com uma apresentação de dança folclórica peruana e um jantar denominado, “Perú Mucho Gusto”, onde foram servidas comidas e bebidas típicas do país. O Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia – FIERO, engenheiro Denis Baú, fez um balanço positivo da vinda da comitiva peruana ao estado, dizendo que o caminho para o desenvolvimento é esse. Fazer com que haja oportunidades de negócios. “A FIERO não faz negócio, o que nós podemos trabalhar, é para criar um ambiente propício ao desenvolvimento dos negócios”.
O evento organizado pela PromPeru recebeu autoridades como o presidente da Câmara Binacional de Comércio e Integração Peru-Brasil, Miguel Veja e representantes do Ministério das Relações Exteriores, da Câmara de Comércio de Lima e da Câmara de Comércio e Indústria de Arequipa. Do Brasil, estiveram participando o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil, Gustavo Fontenele, o governador de Rondônia, Confúcio Moura, o senador licenciado, Valdir Raupp, a deputada federal Marinha Raupp, o senador Tomaz Correia, Secretários de Estado e dirigentes da FIERO.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS