De acordo com o diretor geral do Hospital de Base Ary Pinheiro, Jean Negreiros, de 7 de julho a 6 de agosto foram realizadas 507 intervenções cirúrgicas em 181 pacientes e mais 230 atendimentos, como fêmur, tíbia, quadril, tornozelo, pés, braço, antebraço, úmero, cotovelo, ílio, ulna, ísquio, tarso, púbis, entre outras áreas.
Os procedimentos cirúrgicos e atendimentos foram realizados pelo Instituto Brasileiro de Políticas Públicas (IBRAPP), composta por uma equipe de quatro cirurgiões ortopédicos, dois anestesistas e quatro enfermeiros, em convênio com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
“Todos os procedimentos cirúrgicos foram realizados com sucesso e o HB, através de todos os servidoresm ofereceu o que há de melhor em internação, técnicas cirúrgicas e atendimento humanizado aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS)”, diz Jean.
O secretário de Saúde, Gilvan Ramos, falou da importância do mutirão, pois a maioria, das cirurgias ortopédicas realizadas é advinda de acidentes de trânsito, dando assim uma melhor resposta ao paciente do SUS. Gilvan disse ainda que a conscientização e a fiscalização no trânsito são caminhos para diminuir os altos números de pacientes com traumas ortopédicos.