Rebanho de ovinos aumentou 20% em Rondônia
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Com a mudança nos hábitos alimentares e o apoio do governo do Estado, a ovinocultura nos últimos 18 meses teve um aumento de 20% na produção de campo e 10% no consumo da carne, de acordo com dados da Secretaria de Agricultura e Pecuária (Seagri). Os destaques ficam por conta dos municípios de Porto Velho, com 13.174 cabeças e Ariquemes com 9.736 para o total de um rebanho de 289.221 ovinos.
Qualidade
Nos últimos dois anos o consumo da carne de ovinos teve um aumento em torno de 30% em todo o território nacional. Em Rondônia proporcionalmente este número foi menor, mas não menos significativo, tendo em vista que o consumidor também vem se tornando cada vez mais exigente na qualidade do que é levado à mesa. No lado oposto da boa qualidade da carne de ovinos comercializada nos açougues e supermercados, verifica-se o alto índice de abates clandestinos.
O abate informal, sem atenção necessária da fiscalização sanitária, tem sido uma das razões pelas quais os consumidores reclamam e deixam de levar a carne de ovinos, devido ao forte odor e sabor desagradável encontrados em alguns mercados e pontos comerciais. Mesmo assim, onde existe qualidade e os cuidados que a carne de ovinos exige, os consumidores que conhecem o valor nutritivo de um bom produto tornam-se clientes fieis.
O produtor rural Teotônio Cordeiro, a oito km de Porto Velho produz 500 ovinos P.O. (Puro Sangue de origem) das raças Santa Inês, Solfocle, Doper e Texel Lanuda, numa área de 70 hectares dividida em 29 piquetes. Ele diz que vem obtendo excelentes resultados com o cruzamento industrial e inseminação artificial. Borregos (filhotes) criados e alimentados no sistema de confinamento são comercializados aos seis meses de idade, com 16 quilos de carcaça.
De acordo com Teotônio, investir no cruzamento de raças voltadas para a produção de carne, dando atenção para sanidade, essa é uma iniciativa importante por parte dos criadores que fornecem animais para o abate. A ovinocultura é um nicho que está em expansão em Rondônia.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!