Três veículos foram entregues à Prefeitura de Candeias do Jamari, na manhã desta quinta-feira, 02, pelo consórcio Energia Sustentável do Brasil (ESBR). No valor de R$ 480 mil, a doação faz parte de um acordo assinado entre a prefeitura do município e o consórcio responsável pela construção da usina de Jirau, no rio Madeira. São duas ambulâncias e uma caminhonete L 200 que foram repassadas à Secretaria Municipal de Saúde.
Os veículos foram entregues pelo relações públicas da Diretoria Institucional do Consórcio, Normando Lira e pelo gerente de Socioeconomia da ESBR, Luiz Antonio Medeiros, à secretária adjunta da Semsau, Neuzeli Mariano, que representou o prefeito na solenidade ocorrida em frente à sede da prefeitura.
“Esses carros que serão muito importante para as atividades desenvolvidas pela prefeitura na área da saúde. Uma das ambulâncias será destinada ao distrito de Triunfo. A outra ficará na sede do município. A caminhonete será usada no programa de Saúde Bucal e será destinada ao transporte das equipes do programa para atendimento nas escolas e também nas residências. Em algumas situações será usada também no programa Saúde da Família”, explicou Neuzeli Mariano.
Em nome do consórcio ESBR, Normando Lira lembrou que a doação dos veículos foi uma demanda levantada pela própria prefeitura, como forma de diminuir os impactos provocados pela construção da usina, com a retirada de material da região.
Normando Lira adiantou que o município não é diretamente impactado pela obra da usina que está sendo construída a cerca de 120 quilômetros de Porto Velho, mas o consórcio reconheceu com justa a demanda da prefeitura, tanto que concordou em fazer a doação dos veículos ao municípios. Para a prefeitura, mesmo não estando na área de influência da usina, o município, indiretamente, é afetado pelos impactos socioambientais causados pelo empreendimento, uma vez que Candeias do Jamari fica a cerca de 20 quilômetros de Porto Velho.