PAINEL POLÍTICO – Orestes Muniz deve disputar presidência da OAB –Por Alan Alex

PAINEL POLÍTICO – Orestes Muniz deve disputar presidência da OAB –Por Alan Alex

PAINEL POLÍTICO – Orestes Muniz deve disputar presidência da OAB –Por Alan Alex

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Fatalidade
 
Dessa forma poderíamos classificar a morte do policial militar Elvis Paulo Mamédio de Oliveira, assassinado em serviço na madrugada desta terça-feira em Cacaulândia, durante uma abordagem de rotina. Seria “fatalidade” se não fosse a falta de um contingente maior nos municípios menores, onde vem crescendo em todo o país, os números de invasões pode bandos armados que literalmente saqueiam agências bancárias, aterrorizando toda a população.
 
Lamentável
 
Quem um policial, recém-ingresso na força (tomou posse em novembro de 2010), tenha morrido em circunstância tão brutal. Vamos torcer para que não tenha sido em vão, e que a polícia consiga capturar os responsáveis por esse crime, que vem se tornando rotineiro em nossas cidades do interior.
 
Mais crime
 
Em Cacoal, no meio da tarde desta terça-feira, a professora Nadir Barbosa de Souza, de 47 anos, foi brutalmente assassinada dentro de uma creche, diante dos alunos, com 34 facadas. O assassino, Robson Sabino da Silva, de 24 anos, tentou se matar cortando o próprio pescoço. Não funcionou. Pior é que na segunda-feira, 30, Nadir havia registrado ocorrência contra Robson, e havia solicitado medidas restritivas de aproximação. Também não funcionou.
 
Isso comprova
 
Que é necessário rever as medidas de contenção aos agressores de mulheres. Para se ter uma ideia, apenas recentemente as delegacias especializadas em atendimento à mulheres vítimas de agressão adotaram regime de plantão, normalmente elas só atendiam de segunda a sexta, em horário comercial.
 
Mais complicado
 
Que punir esse assassino, vai ser tratar o trauma das crianças que assistiram essas cenas dantescas de ver a professora ser esfaqueada no meio da sala de aula, em plena luz do dia, sem poder se defender. Essa imagem eles carregarão por toda a vida.
 
Repeteco
 
O advogado Orestes Muniz deve ser o candidato das situação à presidência da OAB. Após muitas reuniões, conversas e análises, o grupo de Orestes, que já foi presidente e elegeu Hélío Vieira como sucessor, chegou a conclusão que o melhor nome para a disputa é o próprio Orestes, já que não conseguiram construir nenhuma nova liderança ao longo dos últimos anos.
 
Como consequência
 
Essa candidatura representa o continuísmo dentro da OAB. Não que Orestes ou Hélio tenham sido péssimos presidentes, cada um tem seu mérito, assim como tiveram os anteriores. Mas a essência da democracia está exatamente na alternância. Ficar decidindo entre Orestes e Hélio, aí sim, a coisa fica complicada.
 
Fechou
 
O Ministério da Educação (MEC) determinou o fechamento dos cursos que requerem residência médica e estavam sendo realizados no Hospital de Base. Cerca de 40 profissionais ficaram prejudicados com a decisão, que foi tomada após uma inspeção que constatou graves irregularidades no local, que colocavam em risco a vida dos médicos. O Estado vai precisar adotar medidas de adequação para poder voltar a oferecer o serviço, que foi implantado em 2006.
 
Descaso
 
Manoel Coelho, cidadão preocupado com o patrimônio histórico de Rondônia, protocolou junto ao Ministério Público Federal e Ministério Público Estadual, denúncia contra o governo do Estado e o Iphan, por descaso com o patrimônio público e citou como exemplo o cemitério “Banana Patch” que ficava situado na região de Santo Antônio e foi destruído, graças a inércia do Iphan, órgão que, por obrigação, deveria preservar nosso patrimônio.
 
Para ler
 
A íntegra da denúncia, que contém 25 páginas, com fotos e mapas e conta a história completa da descoberta do cemitério, CLIQUE AQUI!
 
Aliás
 
Nos últimos tempos o Iphan não tem servido para muita coisa em Rondônia. Agora se movimenta com a conversa de centenário da EFMM, mas não sobrou grandes coisas para comemorar. Se tivesse se preocupado antes, e tomado as devidas providencias, quem sabe ainda teríamos alguma coisa para cuidar.
 
Tomara
 
Que o Ministério Público Federal intime o superintendente do Iphan em Rondônia, Beto Bertagna, e o responsabilize por todo o descaso com o patrimônio do Estado. A única coisa que Bertagna fez à frente do Iphan foi conceder todas as autorizações solicitadas pelas usinas.
 
Fora
 
O candidato a prefeitura de Porto Velho, Jaderson Ferreira da Silva do PSTU, teve o pedido de registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral. Ele havia sido impugnado pelo Ministério Público, que identificou que Jaderson estava filiado há menos de um ano na legenda, como determina a legislação. Jaderson filiou-se ao PSTU em 17 de dezembro do ano passado, quando a Lei exigia a filiação até 7 de outubro.
 
Com isso
 
Permanecem oito candidatos no páreo, Lindomar Garçonn, Mauro Nazif, Mariana Carvalho, Fátima Cleide, Mário Português, Mário Sérgio, Pastor Aluízio Vidal e José Augusto.
 
Nesta quarta-feira
 
A Assembleia Legislativa retoma os trabalhos. Por enquanto nada de importante na pauta. O governo se prepara para enviar o orçamento, que deve dar muita discussão.
 
Na quinta-feira
 
O Supremo Tribunal Federal dá início ao julgamento do Mensalão, o esquema de pagamento de propina a parlamentares no primeiro mandato do presidente Lula. O julgamento será o maior da história do STF, com três dezenas de réus e mais de 50 advogados.
 
Fale conosco
 
Contatos com a coluna podem ser feitos pelos telefones (69) 3219-3474 / 9209-0887, ou ainda pelo e-mail alan.alex@gmail.com. No Facebook/painel.politico, no Twitter/painelpolitico ou ainda no www.painelpolitico.com. Caso queira entregar denúncias ou documentos, favor encaminhar para Avenida Abunã, 1345, Olaria, Porto Velho – RO aos cuidados de Alan Alex.
 
Causador de câncer do colo do útero, HPV afeta cada vez mais a garganta
 
 
O câncer na região da garganta, antes associado principalmente ao fumo e ao álcool, tem agora uma outra causa importante, o vírus HPV, conhecido por provocar tumores de colo de útero. Já se sabia que esse micro-organismo poderia causar tumores de garganta. O problema é que o número de casos tem aumentado no Brasil. Segundo especialistas, o avanço do vírus se deve ao comportamento sexual, principalmente pela prática de sexo oral sem preservativos. Segundo os médicos, uma das diferenças do câncer de garganta causado por HPV, em relação aos tumores relacionados a fumo ou álcool, é a maior chance de cura com quimioterapia e radioterapia. Mas este tipo de tumor também aparece mais cedo. Entre pessoas de 40 a 50 anos de idade. Os homens de nível socioeconômico mais elevado são os mais atingidos. No Hospital A.C. Camargo, uma das referências em tratamento de câncer da América Latina, em São Paulo, 80% dos casos deste tipo de tumor são relacionados ao HPV. Nos Estados Unidos, chegam a 30%.
 Um recente estudo da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, realizado entre 2003 e 2010, intitulado Genoma do Câncer de Cabeça e Pescoço, mostrou que a prevalência do HPV cresceu de 1% (entre 1998 a 2003) para 6,7% nestes tipos de tumores. A pesquisa considerou dados de 1.475 pacientes que participaram de dois grandes estudos multicêntricos. Todos tinham tumores localizados entre cavidade oral, amígdala, hipofaringe (parte da garganta logo após a amígdala) ou laringe (parte final da garganta, perto do esôfago). Para este ano, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima o surgimento de 9 mil casos novos da doença em cavidade oral em homens e 4.180 para mulheres. No ano passado, outro estudo, realizado pela Universidade do Estado de Ohio, nos Estados Unidos, indicou que uma pessoa infectada com o tipo de vírus associado ao câncer de garganta tem 14 vezes mais chances de desenvolver a doença. Desde o ano passado, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou o emprego da vacina contra HPV para homens dos 9 a 26 anos de idade.
 
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS